“Razão antes do tempo”, por Vasco Damas

Nem sempre é fácil ter razão antes do tempo, seguindo contra a corrente, defendendo aquilo que a maioria ataca ou atacando aquilo que a maioria defende. Chega mesmo a haver situações em que ter razão antes do tempo permite uma reação de quem não a tem e, esse hiato temporal, pode permitir uma inflexão oportunista que normalmente acabará por se virar contra nós. No entanto, na maioria das vezes, ter razão antes do tempo não nos faz perder a razão no seu devido tempo mas, para lá chegarmos, de acordo com a sabedoria popular, duas coisas são fundamentais: paciência e silêncio.

Toda a energia que gastarmos a argumentar para nos darem a razão que sabemos que temos, será energia desperdiçada e improdutiva pois ela será entendida como uma tentativa desesperada de forçar uma posição e, esse facto, gerará situações de conflito que nos afastam do resultado pretendido.

Salvo raras exceções, o tempo encarregar-se-á de colocar tudo no seu devido lugar, e mesmo que do “outro” lado se utilize a provocação ou mesmo a ofensa, por mais difícil ou indefensável que possa parecer, o silêncio será sempre a melhor resposta.

PUB

Não ficamos com a razão mas também não perdemos a razão e no momento certo teremos oportunidade de dar a resposta devida. Com educação, criatividade e sempre com elevação porque a vida não deixa de dar voltas e as voltas da vida acabarão por dar a razão a quem sempre a teve.

Este é um desafio mas é também uma prova de maturidade. O desafio de continuarmos a ser quem somos sem nos deixarmos contagiar pelos maus exemplos dos outros tendo a maturidade de ter aprendido com as lições que a vida nos foi ensinando.

Esta crónica foi fortemente inspirada nas muitas conversas que tenho tido com o meu amigo Rui André. De forma simples, pretendo mostrar que, além de intelectualmente estimulantes, aqueles que nos inspiram positivamente, contribuem decisivamente para nos transformar. Acredito que é uma metamorfose para melhor, e se assim for, é mérito dessas inspirações, como é óbvio.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here