O jovem piloto de Abrantes, Santinho Mendes, conquistou no domingo a Taça de Portugal e continua a escrever a história do Campeonato Nacional de Ralicross – Iniciados, depois de se ter sagrado bicampeão nacional e de agora ter sido o primeiro piloto a ganhar a edição nº 1 da Taça de Portugal em Ralicross.
Desta vez, foi no Eurocircuito de Lousada, ao vencer a primeira edição da Taça de Portugal de Ralicross – Iniciados. Uma vitória que junta ao Campeonato anteriormente ganho e no qual se consagrou como o primeiro Bicampeão.
Em Lousada, na prova que foi uma iniciativa da FPAK e que terá de afirmar-se ser a festa do Ralicross, António Santinho Mendes despediu-se da categoria e do seu Peugeot 205, com mais uma vitória. Uma vitória que não foi fácil, pois dos sete presentes, teve dois adversários que lhe deram muita luta, na final, onde se encontrou o vencedor. “
Dois adversários que tornaram ainda mais saborosa esta vitória”, destacou, em nota de imprensa.
Nos treinos, foi o único piloto, da Iniciação, a rodar no segundo 44. Deixou o seu mais direto adversário a mais de 1 segundo de distância.
Depois, nas três corridas de qualificação, venceu duas delas. Conquistou a pole-position na grelha de partida para a final. A corrida que iria dar a conhecer o Vencedor da Taça, nos Iniciados.
Numa pista difícil, face há chuva que caiu, Santinho Mendes não foi o primeiro líder. Andou pelo segundo lugar, aguardando pela volta em que deveria entrar na Joker. Passou por lá na altura certa e foi aí que conquistou mais uma brilhante vitória. Uma vitória que fica para a história pois é o primeiro Vencedor da Taça de Portugal de Ralicross – Iniciação.
António Santinho Mendes, de 15 anos, sagrou-se campeão nacional 2016 no passado mês de setembro, conquistando o seu segundo título da Iniciação, e sendo, deste modo, o primeiro bi-Campeão de Iniciados, um feito que vem na linha dos títulos de campeão já obtidos pelo seu pai e pelo seu avô, no mundo automóvel.
Santinho Mendes, avô do jovem António, entre outros títulos conquistados, foi Campeão de Autocross. Vitor Mendes, pai de António, também tem no seu curriculum o titulo de Campeão Nacional de Autocross. O jovem António Santinho Mendes, assegura a terceira geração de Campeões de off-road na família.