Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Setembro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ralicross | Mação recebeu o Campeonato de Portugal em jornada cheia de emoção (C/FOTOS)

A Pista da Boavista, em Mação, acolheu no fim de semana de 3 a 5 de setembro a 5ª jornada do Campeonato Nacional de Ralicross by Diatosta denominada “56º Mação Verde Horizonte”. Constituiu mais um êxito este evento do Clube Automóvel de Mação, sob a égide da Federação de Automobilismo e Karting, onde o empenho dos pilotos e a presença de público trouxe maior brilho.

- Publicidade -

Após as férias de verão o recomeço do Campeonato trouxe a novidade do regresso do público à envolvente da pista ainda que com algumas restrições no cumprimento das instruções emanadas pelas autoridades sanitárias.

Com uma extensa lista de inscritos divididos pelas várias categorias: Iniciados, 2RM (Rodas Motrizes), Nacional 1600, Super 1600, Supercars, Troféu Junior de Kartcross e Campeonato Nacional de Kartcross, o espetáculo estava garantido. Como habitualmente os “resistentes” do Popcross disseram presente com os seus vetustos 2CV e Dyane.

- Publicidade -

Com as verificações técnicas e administrativas a ocuparem a tarde do dia 3, ficou para a manhã de sábado a abertura das hostilidades. Desde logo se percebeu que à alta temperatura atmosférica se iriam juntar momentos escaldantes no circuito. Os despiques foram constantes numa pista muito técnica com poucos pontos de ultrapassagem. As qualificações deixaram antecipar um domingo com finais cheias de emoção…

Iniciados

Gonçalo Novo (Toyota Starlet)

Gonçalo Novo saltou do segundo posto, ultrapassando Rafael Rego, o comandante do Campeonato que saia da “pole position”, logo na primeira curva não mais largou o comando batendo o líder pela segunda vez este ano.
Com uma prova tranquila Guilherme Nunes subiu ao degrau mais baixo do pódio.

Fotogaleria:

 2 Rodas Motrizes

Adão Pinto (Opel Astra)

Adão Pinto, com um fim de semana imaculado fez o que se esperava. Bateu a concorrência exibindo superioridade. A campeã em título, Andreia Sousa, e Manuel Pinheiro, arrecadaram os lugares seguintes.

Celmo Guincho, líder até à prova de Mação, teve um fim de semana para esquecer após acidente na segunda manga de qualificação.

Fotogaleria:

 Nacional 1600

André Ferreira (Peugeot 106)

O líder do Campeonato, André Ferreira, não quis deixar os créditos por mãos alheias. Dominou as qualificações e na final deixou o segundo, Leandro Macedo a mais de dez segundos. Em terceiro terminou Telmo Costa.

Fotogaleria:

 Super 1600

João Ribeiro (Skoda Fabia)

Nesta espetacular categoria, com uma grelha recheada de “bombas”, o espetáculo está sempre garantido e ninguém deu tréguas. Com qualificações que deixaram o público em delírio, a final não defraudou as expectativas.

João Ribeiro, líder no Campeonato, voltou a mostrar que é o mais forte e venceu tudo de forma categórica. Garantiu a quinta vitória da época.

Rogério Sousa e Mário Barbosa, vindos da última linha da grelha, tiraram partido das emocionantes lutas à sua frente para irem ganhando lugares e garantiram os restantes lugares do pódio. Rogério Sousa acabou penalizado, caiu para o quinto posto, “abrindo as portas” do pódio a João Novo.

Fotogaleria:

 

Supercars

João Lameiro (Skoda Fabia)

Com Daniel Pacheco a não tirar o seu Mitsubishi Lancer das boxes, o campeão José Lameiro limitou-se a cumprir calendário naquela que é a disciplina com carros mais potentes.

Lameiro tentou animar o público com forte andamento, na final a média ultrapassou os 90 Km/h, mas a falta de oposição tirou brilho à prova. Fez o terceiro pleno consecutivo e chegou à liderança do Campeonato.

Fotogaleria:


Troféu Junior de Kartcross

Guilherme Matos (Semog Bravo).

Perante a “armada” espanhola a vitória acabou por sorrir a um piloto nacional.
Guilherme Nunes superou o líder do campeonato e detentor da “pole”, Hugo Bueno, e venceu com menos de um segundo na linha de meta!!!
A piloto espanhola Yésica Lorenzo manteve o lugar que ocupou na grelha: o terceiro.

Fotogaleria:

 

Campeonato Nacional de Kartcross

Jorge Gonzaga (LBS RX01)

Nesta espetacular disciplina só à terceira partida a prova se desenrolou de forma normal.
Na primeira partida o piloto da casa (Abrantes) António Santinho Mendes capotou e a direção da prova interrompeu de imediato a corrida. Santinho Mendes prosseguiu em prova para assistir a novo capotanço que tirou Sérgio Bastos da competição.

Novo recomeço e de novo o campeão Jorge Gonzaga saltou para a liderança da corrida de onde já não saiu. Venceu pela terceira vez consecutiva e saltou para a liderança do Campeonato Pedro Rosário ocupou o segundo posto e Pedro Marques foi terceiro.


Fotogaleria:

 

Popcross

Manuel Ramos (Citroën Dyane)

O programa não ficaria completo sem a habitual demonstração dos velhinhos Citroën 2CV e Dyane. Com seis pilotos em pista Manuel Ramos foi o mais forte secundado por Domingos Violante e Miguel Costa. O público, saudoso, não regateou aplausos aos “resistentes”…

Fotogaleria:

 

Constituiu mais um êxito este evento do Clube Automóvel de Mação, sob a égide da Federação de Automobilismo e Karting, onde o empenho dos pilotos e a presença de público trouxe maior brilho. A organização foi perfeita e demonstrou que quem sabe nunca esquece…

*Com David Belém Pereira (multimédia).

Nasceu a 30 de Janeiro de 1961 em Lisboa e cresceu no Alentejo, em Santiago do Cacém. Dali partiu em 1980 para ingressar no Exército e no Curso de Enfermagem. Foi colocado em Santa Margarida e por aqui fez carreira acabando por fixar-se no Tramagal em 2000. A sua primeira ligação à Vila "metalúrgica" surge em 1988 como Enfermeiro do TSU. Munido da sua primeira câmera digital, em 2009 e com a passagem à situação de reserva, começou a registar a fauna do Vale do Tejo, a natureza e o património edificado da região, as ruas, as pessoas... Com colaborações regulares em jornais da região e nacionais este autodidata acaba por conseguir o reconhecimento público, materializado em alguns prémios. Foi galardoado na 8ª Gala de Cultura e Desporto de Tramagal na categoria de Artes Plásticas (Fotografia) em 2013.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome