Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Outubro 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinze distritos do continente sob aviso amarelo devido à chuva e vento forte

Quinze distritos do continente vão estar esta segunda e terça-feira, dias 29 e 30 de outubro, sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e vento forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

- Publicidade -

De acordo com o Instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de chuva que pode ser localmente forte (entre as 22h00 desta segunda-feira e as 04h00 de terça-feira) e vento forte com rajadas da ordem dos 75 quilómetros por hora, em especial no litoral (até ao final da tarde de terça-feira).

Os distritos de Viseu e Santarém têm apenas aviso amarelo de chuva desde o final do dia de segunda-feira e até às 04h00 de terça-feira, enquanto Portalegre, Évora e Castelo Branco será entre as 02h00 e as 06h00 de terça-feira.

- Publicidade -

Por causa da agitação marítima, os distritos de Leiria, Setúbal e Lisboa estão com o mesmo aviso entre as 19h00 de segunda-feira e as 04h00 de terça-feira, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos.

A partir do final da manhã, segundo o IPMA, o céu tornar-se-á gradualmente muito nublado ou encoberto, com ocorrência de períodos de chuva a partir do final da tarde, em especial no litoral a norte do Cabo Carvoeiro.

Está também prevista queda de neve acima de 1.200/1.400 metros a partir do final da tarde, vento fraco a moderado de noroeste, rodando para sudoeste a partir do meio da tarde, e sendo moderado a forte, com rajadas até 65 quilómetros por hora, no litoral oeste e nas terras altas até meio da manhã e no final do dia.

A previsão aponta ainda para formação de geada nos locais abrigados do interior Norte e Centro.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre 01 (Guarda e Viseu) e os 09 graus Celsius (Lisboa e Setúbal) e as máximas entre os 08 (na Guarda) e os 18 (em Faro).

Jornalista profissional há mais de 30 anos, passou por vários jornais diários nacionais, nomeadamente pelo 'Diário de Lisboa', 'Diário de Notícias' e 'A Capital'. Apaixonada pela profissão desde a adolescência, abraçou o jornalismo nas suas diversas áreas, desde o Desporto às Artes e Espetáculos, passando pela Política e pelos temas Internacionais. O jornalismo de proximidade surge agora no seu percurso.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome