Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

PSD reúne com Lezíria do Tejo e sai “preocupado com o fracasso da descentralização”

Os deputados do PSD eleitos por Santarém reuniram com a Comunidade Intermunicipal do Lezíria do Tejo para preparar a discussão do próximo Orçamento de Estado, o Plano Nacional de Investimentos, a Descentralização e o próximo PT2030. Nuno Serra e Duarte Marques estiveram reunidos com o presidente do Conselho da CIM Lezíria do Tejo, Pedro Ribeiro, autarca de Almeirim, e com o Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal, António Torres.

- Publicidade -

Em comunicado, os deputados do PSD salientam a “grande ambição desta Comunidade Intermunicipal em assumir cada vez maiores responsabilidades” e destacam “a união que existe em termos de prioridade ao investimento público no distrito”, nomeadamente com a conclusão da A13 na sua ligação ao Eco Parque do Relvão na Chamusca (ligação IC3), os melhoramentos na EN361 e na EN362, a ligação entre o IC9 e a A1, o investimento na requalificação da ferrovia na linha do Norte, a valorização do polígono militar de Tancos e em particular da pista de aviação, e ainda a recuperação da Ponte Rainha D. Amélia” .

Por outro lado, os deputados à Assembleia da República saem preocupados face ao ambiente de “expectativas frustradas com o processo de descentralização” pois ficaram com a forte convicção que os autarcas da região, caso se confirmem as condições já anunciadas pelo Governo, “só aceitarão participar quando for obrigatório”.

- Publicidade -

Relativamente ao Orçamento de Estado para 2019, os deputados do PSD ouviram as preocupações da Comunidade Intermunicipal, discutiram algumas iniciativas em preparação e comprometeram-se a levar à Assembleia da República várias das preocupações reveladas.

No que diz respeito ao PT2030 os deputados do PSD ouviram as prioridades reveladas para o Plano Nacional de Investimentos, mas também com a manutenção das infraestruturas existentes na região que foram construídas com fundos comunitários, bem como a necessidade de investir nos “caminhos rurais e obras de arte de acesso às propriedades agrícolas”, construídas há décadas, para circularem “carroças” e onde hoje passam centenas de camiões de uma indústria exportadora e altamente produtiva desta região da Lezíria.

Ficou o compromisso de levar este tipo de prioridades à Comissão Eventual para a preparação do P2030 da Assembleia da República.

O PSD destacou, ainda, “o importante consenso existente em torno do investimento em infraestruturas prioritárias que unem as diferentes forças políticas no distrito, desde autarcas, a deputados à Assembleia da República e partidos políticos. Falamos da conclusão da A13 na sua ligação ao Eco Parque do Relvão na Chamusca (ligação IC3), os melhoramentos na EN361 e na EN362, a ligação entre o IC9 e a A1, o investimento na requalificação da ferrovia na linha do Norte, a valorização do polígono militar de Tancos e em particular da pista de aviação, e ainda a recuperação da Ponte Rainha D. Amélia”.

Jornalista profissional há mais de 30 anos, passou por vários jornais diários nacionais, nomeadamente pelo 'Diário de Lisboa', 'Diário de Notícias' e 'A Capital'. Apaixonada pela profissão desde a adolescência, abraçou o jornalismo nas suas diversas áreas, desde o Desporto às Artes e Espetáculos, passando pela Política e pelos temas Internacionais. O jornalismo de proximidade surge agora no seu percurso.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome