Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Julho 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

PSD propõe comissão com deputados de Portugal e Espanha para problemas do Tejo

O PSD vai propor hoje a criação de uma Comissão Interparlamentar Luso-Espanhola, com deputados dos dois países para desenvolver políticas de cooperação que contribuam para resolver os problemas do rio Tejo.

- Publicidade -

- Publicidade -

“O GP/PSD [grupo parlamentar PSD] propõe a criação de uma Comissão interparlamentar Luso-Espanhola, constituída por deputados de ambos os parlamentos, devendo a 11.ª Comissão desenvolver todas as diligências no sentido de concretizar esta proposta”, refere uma nota enviada à agência Lusa.

Sendo um recurso natural partilhado pelos dois países, “torna-se essencial desenvolver e aprofundar políticas de cooperação que promovam a resolução dos problemas identificados no longo percurso deste rio”, explica o PSD.

- Publicidade -

O ponto de partida para esta proposta, subscrita pelos deputados Berta Cabral, Manuel Frexes, Jorge Paulo Oliveira, Emília Santos e Bruno Coimbra, relaciona-se com “os inúmeros problemas que afetam este rio, desde a central nuclear de Almaraz, bem como a política de transvases em Espanha, a quebra do caudal ecológico, a poluição, entre outros”.

Os deputados realçam que o Tejo é o maior rio ibérico e constitui um valiosíssimo recurso ambiental cuja valorização, proteção e defesa deve merecer de todos um especial cuidado e recordam que a 11.ª comissão parlamentar elegeu este tema como “fundamental, transformando-o num verdadeiro desígnio, para a presente sessão legislativa”.

O jornal espanhol El País noticiou na quarta-feira que inspetores do Conselho de Segurança Nuclear espanhol (CSN) “têm alertado para falhas no sistema de arrefecimento de serviços essenciais da central nuclear de Almaraz”, e relatou que “cinco inspetores consideraram que não há garantias suficientes de que as bombas de água do sistema de serviços essenciais operem com normalidade”.

Os grupos parlamentares do PSD, de Os Verdes e do Bloco de Esquerda já questionaram, na quarta-feira, o Governo acerca das informações que tem sobre o assunto, da posição que defende e das consequências da situação.

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) apresentou na quarta-feira na Assembleia da República um projeto de resolução que recomenda ao Governo uma intervenção junto de Espanha para encerrar a central nuclear de Almaraz.

Também na quarta-feira, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) esclareceu que o Conselho de Segurança Nuclear de Espanha garantiu a Portugal que a Central Nuclear de Almaraz “se encontra em condições de segurança”.

“Foi dada a garantia a Portugal, pelo Conselho de Segurança Nuclear de Espanha, de que a Central Nuclear de Almaraz se encontra em condições de segurança”, refere a APA, num comunicado enviado à agência Lusa.

A APA recebeu também do CSN informação adicional sobre a inspeção realizada na sequência das falhas ocorridas nos motores das bombas do sistema de refrigeração que indicam que “todas a cinco bombas que garantem o arrefecimento dos sistemas de segurança dos reatores se encontram operacionais”.

 

Agência de Notícias de Portugal

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here