Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quarta-feira, Agosto 4, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

PSD de Santarém pede reunião urgente com ministro devido a poluição no Tejo

Os deputados do PSD eleitos por Santarém pediram hoje uma reunião de urgência ao ministro do Ambiente devido ao “agravamento da poluição no rio Tejo”.

- Publicidade -

No documento, a que a agência Lusa teve acesso, os deputados dizem querer “apresentar provas, evidências da poluição e discutir novas ações que possam vir a inverter este processo de destruição do rio”.

Lembrando que ao longo dos últimos anos o rio Tejo tem vindo a sofrer “agressões de vária ordem que colocam em causa a sua própria sustentabilidade”, os deputados Teresa Leal Coelho, Nuno Serra e Duarte Marques destacam que a “degradação das suas margens, a instabilidade dos caudais, mas sobretudo o aumento da poluição e a construção de diferentes infraestruturas no leito do rio têm agravado a já de si frágil saúde do rio”.

- Publicidade -

No pedido de é ainda lembrado que a associação ambientalista Quercus elegeu a poluição do rio Tejo como o acontecimento negativo do ano de 2015 e que, na anterior liderança PSD/CDS no Governo, a Assembleia da República aprovou, por unanimidade, um projeto de resolução dos dois partidos que defendia precisamente a “sustentabilidade do rio Tejo”.

Dando conta de que desde então algumas diligências foram feitas, como o “início de conversações com Espanha para renegociar a Convenção das Albufeiras ou o aprofundamento da fiscalização nas margens do rio Tejo em território nacional”, os deputados realçam que “nada disto é ainda suficiente” e apontam como necessárias “medidas urgentes e uma monitorização permanente das zonas de maior risco de poluição e de descargas”.

No documento pode ainda ler-se que nas últimas semanas tem havido mais relatos e evidências de poluição, em especial a partir da barragem de Belver-Ortiga, no concelho de Mação.

“O que está a ocorrer no rio Tejo é gravíssimo, é provavelmente o maior problema ambiental que conhecemos no país”, defendem os deputados do PSD, que solicitam ao ministro do Ambiente que convoque para esta reunião os restantes deputados eleitos pelo círculo de Santarém para unir esforços em defesa desta causa.

Agência de Notícias de Portugal

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome