Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Outubro 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

‘PROVE’ assinala 11 anos de trabalho de proximidade entre produtores locais e consumidores

O projeto PROVE- Promover e Vender – assinalou 11 anos de existência no Ribatejo Interior, num trabalho articulado de promoção para novas formas de escoamento dos produtos locais. O projeto assenta no fornecimento semanal de cabazes de produtos hortofrutícolas de pequenos produtores agrícolas a consumidores dedicados.

- Publicidade -

Com “a ambição de fornecer aos clientes os melhores produtos hortofrutícolas e transmitir-lhes as épocas em que são produzidos”, conforme se lê em comunicado de imprensa, é já há 11 anos que o núcleo de produtores PROVE do Ribatejo Interior se encontra em funcionamento, em Abrantes, Constância e Sardoal.

Projeto da TAGUS (Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior), o PROVE conta atualmente com três produtores que fornecem os cabazes, Simão Pita, Márcia Louro e Lurdes Caetano, os quais tentam trazer à comunidade do Ribatejo Interior o que de melhor a terra oferece.

- Publicidade -

Os consumidores do Ribatejo Interior têm duas opções de escolha de cabazes PROVE. Um com um peso entre 5 a 7 kg (7€) e outro com 7 a 9 kg (11€), onde ambos apresentam exclusivamente produtos da época, produzidos localmente. A entrega dos cabazes é feita à sexta-feira entre as 17h e as 19h, no Mercado Diário de Abrantes.

Ao longo destes 11 anos, passaram por esta iniciativa 22 produtores e foram comercializados mais 16 mil e quinhentos cabazes a 150 consumidores, o que se traduz num volume de faturação de aproximadamente 139 mil euros, pelo que este projeto apoia igualmente a economia local. 

Prove. Imagem Ilustrativa. Foto: mediotejo.net

Para terem a possibilidade de adquirir estes cabazes, os interessados têm de se inscrever na plataforma prove.com.pt, ou contactar o Núcleo de Produtores PROVE do Ribatejo Interior através do número 962301901, ou dos emails encomendas.abrantes@prove.com.pt e simaopita65@gmail.com.

No caso dos produtores interessados em escoar produção e que se queiram aliar ao projeto, basta contactarem a TAGUS, entidade coordenadora deste projeto, através do email tagus@tagus-ri.pt ou do telefone 241 106 000.

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo. Ávido leitor, não dispensa no entanto um bom filme e um bom serão na companhia dos amigos.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome