- Publicidade -
Segunda-feira, Dezembro 6, 2021
- Publicidade -

 Proteção Civil alerta para possibilidade de inundações com chuva intensa (C/ÁUDIO)

O distrito de Santarém está em alerta amarelo e a proteção civil emitiu um aviso à população para condições meteorológicas adversas devido a previsões de chuva intensa até segunda-feira, com possibilidade de inundações em meio urbano.

- Publicidade -

Piso rodoviário escorregadio por eventual formação de lençóis de água, inundações em locais historicamente vulneráveis e danos em estruturas montadas ou suspensas, bem como a possibilidade de queda de ramos ou árvores, são algumas das consequências habituais neste quadro, para as quais alertou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em comunicado.

Em declarações ao mediotejo.net, David Lobato, comandante operacional distrital de Santarém (CODIS) deu conta das previsões de chuva persistente e acima da média normal, com pluviosidade na ordem dos 150 mm para os três dias, a poderem contribuir para o galgar de algumas ribeiras, inundações da via e em meio urbano, com os serviços municipais de proteção preparados para os efeitos expectáveis da chuva que se anuncia.

- Publicidade -

ÁUDIO | DAVID LOBATO, COMANDANTE OPERACIONAL DISTRITAL (CODIS):

Recomenda-se aos condutores que adotem uma condução defensiva. De igual modo, deve ser evitado o atravessamento de zonas inundadas “para precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas”.

Ter especial cuidado na circulação e permanência junto a zonas arborizadas ou de costa são outros conselhos da Autoridade.

Em zonas rurais vulneráveis a alagamentos e inundações devem ser retiradas as máquinas agrícolas e os animais para lugar seguro.

c/LUSA

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome