Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Presidente do IPT quer aproveitar as “janelas de oportunidade” do novo quadro comunitário

O presidente do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), Eugénio Pina de Almeida, considera que “há uma janela de oportunidades” no próximo quadro comunitário para que, já em 2016, seja possível alavancar novos projectos para o IPT.

- Publicidade -

Esta foi a grande mensagem que passou durante o discurso proferido na Sessão Solene de Abertura do Ano Lectivo 2105/2016, decorrida na tarde de quarta-feira, 9 de dezembro, perante uma plateia repleta de convidados, entre os quais muitos autarcas da região do Médio Tejo.

“Vivemos grandes dificuldades nos últimos quatro anos e, apesar de não haver nenhum indicador de que a situação venha a mudar, acho que há uma janela de oportunidades –  em relação a 2016 – que nos compete aproveitar”, disse o responsável do IPT em declarações ao mediotejo.net.

- Publicidade -

IMG_0800
Eugénio Pina de Almeida quer aproveitar os fundos comunitários para alavancar projectos

Para Eugénio Pina de Almeida, a instituição que lidera “preparou-se nos últimos anos” para aproveitar o próximo quadro comunitário, assim que este entre em funcionamento, para desenvolver e implementar novos projectos no IPT. “É um ano de oportunidades e temos que as saber aproveitar, trabalhando todos nesse sentido”, disse.

IMG_0780
Muitos autarcas entre os convidados desta cerimónia

A cerimónia de inauguração contou com a alocução “Cenários de desenvolvimento  do ensino superior; especialização regional e competição global” , proferida por David Justino, Presidente do Conselho Nacional de Educação que considera que, apesar do progresso verificado no que concerne ao nível da escolarização média nacional, existem dois problemas para resolver: o insucesso escolar e o abandono escolar que têm causas diferentes consoante as zonas do país.

David Justino enumerou algumas medidas a considerar “para que a Educação possa ser uma alavanca de crescimento”: Apostar numa “Educação de Infância”; repensar o foco das políticas educativas; questionar o que se quer ensinar na escola, ao nível dos currículos e ajustar a qualificação escolar à estratégia pensada para o desenvolvimento do país.

IMG_0787
David Justino

 

Após a oração de sapiência, seguiu-se uma homenagem aos colaboradores com 25 anos ao serviço do IPT, que receberam flores e uma lembrança por parte do presidente da Instituição.

IMG_0815

IMG_0813IMG_0804IMG_0806

Esta Sessão  Solene  ficou marcada  pelos protestos dos alunos da Licenciatura de Fotografia –  antes, durante e depois da cerimónia –  contra a falta de professores. Uma situação que, de acordo com o presidente do IPT, “já está ultrapassada”, sendo que as disciplinas em falta começam a ser dadas em janeiro.

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -