Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Setembro 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

“Portugal Air Summit” regressa ao Aeródromo de Ponte de Sor em outubro

A quinta edição da cimeira aeronáutica “Portugal Air Summit” vai decorrer em Ponte de Sor em outubro reunindo mais de 200 oradores e tendo como tema principal “Flying for a New Start”.

- Publicidade -

Considerada a “maior cimeira aeronáutica” da Península Ibérica, a iniciativa promovida pelo município regressa este ano ao Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, entre os dias 13 e 17 de outubro, depois de ter decorrido em 2020 num formato híbrido devido à pandemia de covid-19.

“Este ano, o ‘Portugal Air Summit’ volta ao seu formato, não diria original, mas praticamente original, só não é original porque provavelmente não terá a mesma dimensão que atingiu em 2019, devido às contingências atuais ainda vigentes com a pandemia, mas volta a ser novamente no aeródromo”, disse o vereador do município de Ponte de Sor, Rogério Alves, em declarações à agência Lusa.

- Publicidade -

O evento, que este ano já vai poder contar com a presença de público, vai manter o formato híbrido, sendo transmitido como uma emissão televisiva continua via ‘streaming’.

Hugo Hiilário, presidente da CM Ponte de Sor, na sessão de encerramento da Portugal Air Summit em 2020, projetando “um futuro sólido” para o setor. Foto: DR

O autarca, responsável pela gestão do aeródromo, revelou que este ano o tema principal do evento vai ser “Flying for a New Start”, uma vez que a pandemia de covid-19 afetou a economia a nível mundial, sobretudo o setor da aviação e aeronáutica que “vive com dificuldades”.

Portugal Air Summit, em Ponte de Sor. Foto: Jorge Santiago

Além de uma forte componente digital, com transmissões de debates entre outras atividades através da Internet, a edição deste ano do “Portugal Air Summit” vai voltar a contar no espaço do aeródromo com áreas dedicadas a várias temáticas e um espaço para exposições.

A iniciativa terá o apoio de vários setores da aeronáutica, entre os quais a Agência Espacial Portuguesa, que promove a competição de lançamento de ‘rockets’ – “EuRoc- European Rocletry Challenge”.

Fotos: David Belém Pereira e Jorge Santiago/mediotejo.net

“Este evento reúne alunos de várias universidades europeias no lançamento de ‘rockets’, contando este ano com 20 equipas, cerca de 400 alunos de toda a Europa, entre as quais, pela primeira vez, uma equipa portuguesa do Instituto Superior Técnico”, disse.

Os ‘rockets’ vão ser lançados no Campo Militar de Santa Margarida, contando esta iniciativa com o apoio do Ministério da Defesa.

“Mas, toda a montagem deste evento decorrerá no ‘Portugal Air Summit’”, acrescentou o autarca.

Portugal Air Summit 2019, em Ponte de Sor. Foto arquivo: mediotejo.net

Rogério Alves revelou ainda que haverá 47 conferências, distribuídas por dois estúdios, contando com a presença de “204 oradores confirmados até ao momento”.

“Os temas em discussão vão ser muito à volta da recuperação do setor, a pandemia afetou gravemente este setor, é um dos mais afetados à escala global. Nós vamos falar sobre as novas regras para as viagens, a redução das taxas das faixas horárias das companhias aéreas, as novas orientações para os testes ‘covid’, vamos ter uma forte presença de pessoas da área da saúde para nos ajudar a perceber para onde vai o futuro da aviação”, disse.

No setor da aeronáutica será também debatido o impacto da covid-19, a construção dos aviões que estavam previstos ser entregues às grandes companhias aéreas, tendo a sua produção ficado afetada devido à pandemia, entre outros temas.

Agência de Notícias de Portugal

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome