Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Dezembro 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ponte de Sor | Concertos e Air Shows marcam fim de semana no Portugal Air Summit

A 5ª edição do Portugal Air Summit, a maior cimeira aeronáutica da Península Ibérica que se realiza no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, prepara para este fim de semana um amplo programa de entretenimento e Air Shows. Experiências de balão, asa delta, BMW M8, demonstrações de drones e aeromodelismo a que se juntam os Air Shows, irão animar os céus de Ponte de Sor. Para a noite de sábado estão previstos espetáculos de cor e som com o Show de Aurora Drone, os Aerosparx Pyro Show e o concerto da Orquestra Ligeira do Exército. No domingo, a juntar a todos os espetáculos aéreos, as passagens dos F16, do espetáculo entre um avião pilotado por Castor Fantoba e um BMW M8, além dos Yakstars, Patrulha Fantasma, terminando o evento com a cerimónia de encerramento do EuRoC 2021. A entrada é gratuita e não carece de convite.

- Publicidade -

Depois de 3 dias de conferências que se pautaram pela discussão do setor da aviação – tripulada e não tripulada –, aeronáutica, espaço e defesa e por onde passaram algumas das entidades e personalidades mais relevantes da indústria, Ponte de Sor e o Portugal Air Summit, preparam-se para um fim-de-semana cheio de entretenimento para todos os amantes de exibições aéreas.

Sábado e domingo serão dois dias preenchidos com emoções fortes, que culminam no sábado, dia 16, com a final do EuRoc, European Rocletry Challenge – que reúne alunos de várias universidades europeias, contando este ano com 19 equipas e cerca de 400 alunos de toda a Europa, entre as quais, pela primeira vez, uma equipa portuguesa do Instituto Superior Técnico.

- Publicidade -

Para a noite de sábado, estão previstos espetáculos inolvidáveis de cor e som com o Show de Aurora Drone, os Aerosparx Pyro Show e o concerto da Orquestra Ligeira do Exército. Créditos: CMPS

Para sábado estão também previstas demonstrações de drones, de asa delta, assim como uma exibição por parte do stunt Cajó que, em cima da sua mota, às 14h30, mostrará ao público os seus exercícios mais arriscados. Previsto estará também a passagem de um avião A 321 LR da TAP Air Portugal, às 15h00, junto à pista do aeródromo de Ponte de Sor, num voo inédito que fará, certamente, as delícias do público presente, tal como a passagem dos F16 da Força Aérea Portuguesa.

O piloto Castor Fantoba, atualmente terceiro piloto no mundo em Freestyle, e campeão nacional espanhol tanto no Clássico quanto no Estilo Livre, marcará presença no Portugal Air Summit, no seu novo avião Extra 330, ao mais puro estilo acrobático. A sua exibição terá lugar às 15h30. Também Luís Estrela Garção, Piloto Comandante de Airbus A330 na TAP Air Portugal e especialista em acrobacia aérea desde 1995, fará as suas habilidades acrobáticas às 16h30 de sábado e domingo, com o seu Pitts S2b. Considerado por muitos pilotos como uma verdadeira lenda viva, voar num Pitts Special é concretização de um sonho e a possibilidade de poder efetuar manobras acrobáticas absolutamente impossíveis de realizar na grande maioria dos outros aviões.

No sábado poderão ainda assistir às 17h30, à Pylon Demo, uma chicane demonstrativa com oito aviões, dois deles da categoria Extreme e 6 Sport Class que durante duas horas cruzarão os céus de Ponte de Sor, repetindo a exibição na manhã de domingo, às 10h30.

Para a noite de sábado, estão previstos espetáculos inolvidáveis de cor e som com o Show de Aurora Drone, os Aerosparx Pyro Show e o concerto da Orquestra Ligeira do Exército. Créditos: CMPS

A noite de sábado contará ainda com um espetáculo de 60 drones de luz e leds, o Aurora Drone Show, às 20h40, que conta a história de Aurora, uma menina numa demanda pela felicidade, numa alusão ao recomeço da vida pós pandemia.

Os AeroSPARX são as estrelas que se seguem. A única equipa de aviação no mundo que combina voo acrobático com pirotecnia e acrobacias, entra em ação às 20h55, para e durante 45 minutos, iluminar os céus do aeródromo de Ponte de Sor e deixar todos os presentes maravilhados. No domingo, regressam às 13h30, para mais uma exibição, desta vez com fumos e cor. Os AeroSPARX têm deslumbrado o público com suas demonstrações por todo o mundo, passando por países tão díspares como Arábia Saudita e a Nova Zelândia, sendo já uma atração recorrente no Portugal Air Summit com os seus show noturnos pirotécnicos.

A noite termina com a OLE – Orquestra Ligeira do Exército, que interpretará temas diversos de música ligeira e tradicional.

Domingo, terá como momentos de destaque, a passagem do Airbus A321 LR da HI Fly, às 14h15 e de dois caças F16 da Força Aérea às 15h45, que farão vibrar o público presente. Haverá ainda uma exibição da Patrulha Fantasma, às 16h15, com as aeronaves RV6 (CS-XAO) e VariEze (CS-XAV), numa exibição que consiste num voo de formação com cruzamentos e acrobacia à mistura. À semelhança do que aconteceu em 2019, este ano, o piloto Castor Fantoba irá defrontar em corrida um BMW M3 Competition e a nova mota de competição da BMW S1000 RR.

Para a noite de sábado, estão previstos espetáculos inolvidáveis de cor e som com o Show de Aurora Drone, os Aerosparx Pyro Show e o concerto da Orquestra Ligeira do Exército. Créditos: CMPS

O Portugal Air Summit termina com a cerimónia de entrega de prémios do EuRoc, European Rocletry Challenge.

O Portugal Air Summit decorre de uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Ponte de Sor e a empresa TheRace.

O evento tem zonas de refeições para todos aqueles que visitam o Portugal Air Summit.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome