Domingo, Dezembro 5, 2021

Política | Socialista Maria da Luz Lopes substitui Idália Serrão como deputada

A socialista Idália Serrão renunciou ao mandato de deputada no dia 3 de janeiro, cargo para o qual havia sido eleita pelo PS no distrito de Santarém. Idália Serrão passou a integrar a administração da Associação Mutualista do Montepio e Maria da Luz Lopes, natural de Alcanena e residente em Torres Novas, assume o cargo de deputada até ao final da legislatura.

- Publicidade -

Idália Serrão renunciou ao mandato de deputada, foi anunciado nesta sexta-feira no plenário da Assembleia da República. A deputada do PS integra a administração da Associação Mutualista do Montepio, que tomou posse na quinta-feira e é liderada por Tomás Correia.

A renúncia foi anunciada na sexta-feira, dia 4 de janeiro, (com efeitos desde esse dia) pelo Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, que considerou que a deputada “marcou” várias legislaturas e disse desejar “o melhor possível para a nova fase da vida em que vai entrar”, relata o jornal Público.

- Publicidade -

Idália Serrão. Foto: DR

Eleita por Santarém pela primeira vez em 2005, Idália Serrão era atualmente secretária da mesa da Assembleia da República e fazia parte da direção da bancada do PS, função que já tinha deixado há algumas semanas.

Maria da Luz Marques Lopes assume o mandato de deputada até ao final da legislatura e junta-se assim a António Gameiro e a Hugo Costa na qualidade de deputados eleitos por Santarém.

Politicamente, Maria da Luz Lopes foi presidente do Departamento Federativo de Santarém das Mulheres Socialistas durante três mandatos (seis anos) e ainda integra a estrutura na qualidade de presidente da Comissão Política. Integrou a lista de candidatos do Partido Socialista ao Parlamento Europeu em 2015, e integra o Secretariado Distrital da Federação de Santarém do PS e respetiva Comissão Politica distrital, sendo ainda membro da Comissão Política Nacional e membro da concelhia socialista de Torres Novas. Maria da Luz Lopes tem ainda assento na Assembleia Municipal de Torres Novas e na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT).

Professora do ensino básico pela Escola Superior de Educação de Leiria, especializada em Educação Especial pela Escola Superior de Educação de Santarém, Maria da Luz Lopes tem mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e tem frequência em Economia pelo Instituto de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.

Maria da Luz Lopes. Foto: DR

É coordenadora de Departamento e professora do Ensino Especial em Torres Novas, no Agrupamento de Escolas Gil Paes. Natural de Alcanena, Maria da Luz Marques Lopes tem dois filhos e vive em Torres Novas há mais de uma década.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome