Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Terça-feira, Outubro 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Polícia Judiciária alerta para “pishing” com mensagem falsa de MBWay

No âmbito da sua atividade preventiva, a Polícia Judiciária (PJ) alerta que está em curso uma campanha de “pishing” que utiliza de forma ilegal o nome da PJ e da SIBS, nomeadamente a plataforma MBWay.

“A mensagem que está a ser massivamente divulgada e com a aparência da imagem infra, é falsa”, avisa a PJ. No texto é mencionado que a SIBS/MBWay fez uma parceira com a PJ para dar resposta a ataques a sistemas bancários. Apela de seguida à atualização das medidas de segurança do cartão multibanco.

Segundo esclarece o comunicado da PJ, “entre a Policia Judiciária e a SIBS não foi feita qualquer parceria com este fim”, sendo que “a mensagem tem como único propósito a prática de crime de acesso ilegítimo e captura de dados pessoais das vítimas”.

“A intrusão passa pela infeção com vírus ou software malicioso (malware) e pode ocorrer em qualquer sistema informático (PC, Tablet ou Telemóvel)”, adianta.

Mensagem com referência à PJ/SIBS é falsa, alerta PJ Foto: PJ

A PJ apela a que o utente desconfie de mensagens desta natureza, evitando o acesso a links de emails estranhos. “Ninguém dá prémios ou oferece um produto, se não estiver a participar num concurso; ninguém oferece produtos abaixo do preço que é praticado pelo mercado; as instituições credíveis e sérias, não utilizam estes meios/formas para comunicar com os seus clientes”, avisa.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome