Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Agosto 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Perguntas & Respostas | Podemos passar o Natal em casa da avó? E jantar fora no Ano Novo? Esclareça todas as dúvidas

O primeiro-ministro anunciou este sábado as medidas que irão estar em vigor durante o período das festas de Natal e Fim de Ano, bem como a listagem atualizada dos concelhos com maior risco de contágio por covid-19. Na região do Médio Tejo só Alcanena e Sardoal se mantêm em “risco muito elevado”.

- Publicidade -

Que medidas estão em vigor neste momento?
Nos concelhos de risco muito elevado ou extremo mantém-se o teletrabalho obrigatório ou, quando tal não é possível, o uso obrigatório da máscara nos locais de trabalho, bem como a proibição de circular na via pública a partir das 13h00 deste domingo, dia 6, e no feriado de 8 de dezembro, bem como nos dois próximos fins-de-semana (12 e 13 de dezembro e 19 e 20 de dezembro). Durante a semana, os estabelecimentos comerciais continuam a fechar às 22h00 (restaurantes e equipamentos culturais fecham às 22h30), com exceção do dia 7 de dezembro, segunda-feira, em que o encerramento é às 15h30.

O meu concelho passou este sábado de “risco extremo” para “moderado”. As restrições levantam-se já?
Não. As regras aplicam-se de acordo com a nova listagem apena a partir das 00h00 de dia 9 de dezembro, quarta-feira.

- Publicidade -

E no Natal? Afinal podemos ir para outros concelhos? 
Sim. O governo anunciou que vai ser possível circular entre concelhos entre os dias 23 e 26 de dezembro, em todo o país. Nas noites de 24 e 25 de dezembro é permitida a circulação na via pública até às 02h00 da madrugada, e no sábado, 26, até às 23h00.

Há limite de pessoas à mesa na Consoada?
Em refeições familiares, em casa, não. António Costa disse “confiar nos portugueses”, lembrando que o risco será maior quantas mais pessoas se reunirem, quanto mais tempo se estiver sem máscara ou quanto mais pequeno for o espaço onde se reunem. Se na celebração de Natal se juntarem pessoas que não vivem na mesma casa deve usar-se máscara, retirando-a apenas para comer, deve procurar-se manter a distância social, evitando beijos e abraços, e arejar os espaços com frequência (por mais que custe abrir as janelas com o frio…).

Os restaurantes podem servir refeições no Natal?
Sim. Nas noites de 24 e 25 de dezembro podem funcionar até à 01h00 da madrugada e no dia 26 até às 15h30. Mantém-se o limite de 6 pessoas por mesa.

No Ano Novo vai ser possível festejar na rua?
Não. As festas na via pública, ou que estejam abertas ao público, estão proibidas. Na rua não pode haver ajuntamentos com mais de 6 pessoas, e só se pode andar na via pública até às 2h00 de 1 de janeiro. A partir das 2h00 vigora o recolher obrigatório.

E os restaurantes podem estar abertos na noite da passagem de ano?
Sim, até à 01h00 da madrugada. No dia 1 de janeiro vão poder servir refeições até às 15h30.

E pode-se circular entre concelhos na passagem de ano?
Não. A circulação será proibida entre as 00h00 de 31 de dezembro (quinta-feira) e as 5h00 do dia 4 de janeiro (segunda-feira).

Sou diretora do jornal mediotejo.net e da revista Ponto, e diretora editorial da Médio Tejo Edições / Origami Livros. Sou jornalista profissional desde 1995 e tenho a felicidade de ter corrido mundo a fazer o que mais gosto, testemunhando momentos cruciais da história mundial. Fui grande-repórter da revista Visão e algumas da reportagens que escrevi foram premiadas a nível nacional e internacional. Mas a maior recompensa desta profissão será sempre a promessa contida em cada texto: a possibilidade de questionar, inquietar, surpreender, emocionar e, quem sabe, fazer a diferença. Cresci no Tramagal, terra onde aprendi as primeiras letras e os valores da fraternidade e da liberdade. Mantenho-me apaixonada pelo processo de descoberta, investigação e escrita de uma boa história. Gosto de plantar árvores e flores, sou mãe a dobrar e escrevi quatro livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome