Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Maio 8, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

“Pé ou mão”, por Armando Fernandes

Os pés dos animais ditos de matadouro (carneiro, porco, vitela) são cozinhados de várias formas: cozidos, grelhados, assados, em fricassé, em salada fria ou quente, desossados, metidos em tripas, sendo muito apreciados os de porco e carneiro.

- Publicidade -

A economia doméstica não podia prescindir dos pés desses animais, no respeitante às vacas são designados como mãos. A mão de vaca recebeu e continua a receber muitos encómios pela parte das cozinheiras e cozinheiros, não podendo causar surpresa o facto de vários restaurantes assentam a sua fama nos pratos de mão de vaca. No entanto, manda a verdade dizer-se relativamente aos de porco, carneiro e cordeiro.

Por razões de espaço não refiro nenhum restaurante e casas de comeres na região em virtude de poder esquecer-me de citar este ou aquela originando resmungos e ciumeiras.

- Publicidade -

No domínio das artes culinárias a inveja possui sólidas raízes sempre bem regadas. Acreditem!

Armando Fernandes é um gastrónomo dedicado, estudioso das raízes culturais do que chega à nossa mesa. Já publicou vários livros sobre o tema e o seu "À Mesa em Mação", editado em 2014, ganhou o Prémio Internacional de Literatura Gastronómica ("Prix de la Littérature Gastronomique"), atribuído em Paris.
Escreve no mediotejo.net aos domingos

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome