Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Novembro 30, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Passe pela Biblioteca | “Um pedagogo da democracia: retratos e memórias sobre o Padre Manuel Antunes, SJ”, de José Eduardo Franco

Convidámos os responsáveis das bibliotecas municipais do Médio Tejo a fazerem as suas recomendações neste espaço todas as semanas, de forma alternada. “Um pedagogo da democracia: retratos e memórias sobre o Padre Manuel Antunes, SJ”, coordenado por José Eduardo Franco, é a sugestão apresentada esta semana por Ana Sofia Marçal, da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã.

- Publicidade -

Passe pela biblioteca… e boas leituras!

O ano 2018 assinala o I Centenário do Nascimento de Pe. Manuel Antunes, jesuíta português, natural da Sertã, que surge aos olhos da cultura portuguesa como um excecional intelectual humanista, contudo desconhecido às atuais gerações.

- Publicidade -

Os que o conheceram e com ele privaram de perto evocam este teólogo, filósofo, crítico literário, como um sábio ao serviço da palavra, homem dotado de uma curiosidade infinita, de uma riqueza interior imensa, de uma mundividência e lucidez notável, corajoso, abarcador do mundo, apaixonado pela humanidade, mestre da sensibilidade, pensador de fronteira, tolerante, renovador da Igreja, construtor de pontes e perspicaz político. (José Eduardo Franco)

Um pedagogo da democracia: retratos e memórias sobre o Padre Manuel Antunes, SJ reúne um conjunto de testemunhos, na primeira pessoa, de personalidades da vida pública portuguesa que privaram com Pe. Manuel Antunes, entre os quais, Eunice Muñoz, Mário Soares, Ramalho Eanes, Guilherme d’Oliveira Martins, Sofia de Melo Breyner, D. Manuel Clemente, Jaime Gama, Eduardo Lourenço, Sotto Maior Cardia, Luís Filipe Barreto, Fernando Dacosta, Miguel Real e José Barata Moura.

Trata-se de uma obra notável que desperta a curiosidade para conhecer a obra e a figura multifacetada de Pe. Manuel Antunes.

Título: Um pedagogo da democracia: retratos e memórias sobre o Padre Manuel Antunes, SJ
Coordenador: José Eduardo Franco
Editora: Gradiva
Idioma: Português
Ano de edição: 2011
Número de páginas: 402

Diretora da Biblioteca Municipal da Sertã

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome