Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Setembro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Passe pela Biblioteca | “Rua Da Ladeira – Beira Baixa – Mação: Memórias de um Caspito”, de Vítor Catarino

Os responsáveis das bibliotecas do Médio Tejo fazem recomendações de leitura no nosso jornal todas as semanas. “Rua Da Ladeira – Beira Baixa – Mação: Memórias de um Caspito”, de Vítor Catarino, é a sugestão hoje apresentada por Rosário Wahnon, da Biblioteca Municipal de Mação. Passe pela Biblioteca… e boas leituras!

O Livro que a nossa/vossa Biblioteca vos sugere remete a memórias e vivências das nossas gentes noutros tempos.

“Rua Da Ladeira – Beira Baixa – Mação; Memórias de um Caspito”, de Vítor Catarino, é um livro de memórias de um “caspito” que nasceu na Rua da Ladeira em 1945. O prefácio refere que “este livro parte sempre da Rua da Ladeira e depois percorre as ruas, as casas, as pessoas, os comércios, o progresso que muito marcou Mação nos anos 50. São capítulos que se complementam e suplementam e que acrescentam sempre tanto uns aos outros e que, no fim, nos deixam vincada na nossa própria memória, a imagem de um Mação anterior à maioria de nós”.

Para Vítor Catarino “se estas minhas memórias, em palavreado informal, servirem de alegres recordações aos mais velhos e de conhecimento aos mais novos, sobre um passado recente, mantendo o elo de ligação entre gerações, é para mim um conforto gratificante“.
Este livro tem uma segunda parte dedicada a José Serrano Neto, poeta de Mação, que faleceu em 1934, tio que Vítor Catarino não conheceu, irmão de sua mãe.

José Serrano Neto, apelidado à altura como “O Grande Poeta de Mação”, morreu novo e teve como último pedido à sua esposa que a sua obra fosse com ele. E assim foi, romantismos da época. Salvaram-se alguns que foram publicados e outros que escreveu, já doente, em Mação, em casa de sua mãe e que são, agora, publicados em livro.

A Câmara Municipal de Mação apoiou a edição deste livro, à semelhança de outros que já apoiou ou editou, no âmbito da sua Coleção Memórias que procura exatamente guardar o passado e as memórias de Mação, resgatar a sua história.

Diretora da Biblioteca Municipal de Mação

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome