Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Agosto 3, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

PASSE PELA BIBLIOTECA: REPENSAR PORTUGAL, DE MANUEL ANTUNES

Convidámos os diretores das bibliotecas municipais do Médio Tejo a fazerem as suas recomendações neste espaço, de forma alternada, todas as sextas-feiras. Esta semana, “Repensar Portugal”, de Manuel Antunes, com prefácio de José Eduardo Franco, é o livro sugerido por Ana Sofia Marçal, responsável pela Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã.

- Publicidade -

Passe pela biblioteca… e boas leituras!

 

- Publicidade -

Repensar Portugal é uma obra que, apesar de publicada há mais serta_repensar portugalde trinta anos, parece ter sido escrita nos dias hoje, pela atualidade e pertinência do seu teor. Da autoria do insigne P.e Manuel Antunes trata-se de uma espécie de obra de referência do pensamento do autor, contendo as bases doutrinárias nos domínios do social, da política, da cidadania e da ética.

Padre jesuíta, nascido em 1918 na Sertã, pedagogo e ensaísta especialista em Cultura Clássica e professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa durante mais de 20 anos, entre 1957 e 1983, foi condecorado pelo Presidente da República, General Ramalho Eanes, em 1983, com as insígnias de Grande Oficial da Ordem Militar de Santiago de Espada. Entre 1965 e 1982 dirigiu a revista Brotéria, onde publicou numerosos artigos sobre cultura, filosofia, política, teologia, economia, entre outras áreas do saber, que assinou recorrendo a 126 pseudónimos. Foi um defensor acérrimo da reforma da educação e da economia, que considerava prioritárias para o desenvolvimento do país.

Vivendo-se atualmente conflitos gravíssimos a nível mundial, Repensar Portugal é uma obra que pode interessar a quem se preocupe com questões relacionadas com a cidadania e a solidariedade.

Repensar Portugal é o melhor legado deixado por um homem que assume esse papel de conciliador de opostos e moderador de euforias que cegam a razão, papel tão decisivo nos momentos de revolução para evitar que estes derivem em confrontações sangrentas.” (José Eduardo Franco, 2005)

Uma obra fundamental nos dias hoje, que convido a descobrir na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã.

Título: Repensar Portugal

Autor: Manuel Antunes

Prefácio: José Eduardo Franco

Editora: Multinova

Idioma: Português

Ano de reedição: 2005

Número de páginas: 127

 

Diretora da Biblioteca Municipal da Sertã

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome