- Publicidade -

Segunda-feira, Janeiro 24, 2022
- Publicidade -

Passe pela Biblioteca | “O esgana-gata e outras 900 espécies do Almonda”

Os responsáveis das bibliotecas do Médio Tejo fazem recomendações de leitura no nosso jornal todas as semanas. “O esgana-gata e outras 900 espécies do Almonda”, é a sugestão hoje apresentada por Margarida Teodora Trindade, diretora da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, de Torres Novas. Passe pela biblioteca… e boas leituras!

O ESGANA-GATA E OUTRAS 900 ESPÉCIES DO ALMONDA / Jorge Salgado Simões ; il. Alexandra Sirgado, Município de Torres Novas, 2021.

“Olá, eu sou o esgana-gata…”. É assim, neste tom de apresentação, em que o leitor é diretamente interpelado, que começa este álbum ilustrado. 

O ESGANA-GATA E OUTRAS 900 ESPÉCIES DO ALMONDA é um livro novo, destinado a todos os públicos, mas aos mais novos em particular, cujo lançamento, em novembro último, foi integrado no 13.º aniversário do novo edifício da Biblioteca. 

É uma edição do Município de Torres Novas, com texto de Jorge Salgado Simões e ilustrações de Alexandra Sirgado. O design gráfico ficou a cargo de Sofia Ferreira.

Este livro conta não só as particularidades deste peixe com um nome curioso, que é uma espécie ameaçada, e da sua relação com todas as outras espécies, animais ou plantas que constituem o habitat por onde corre o rio Almonda e as suas margens.

- Publicidade -

Com efeito, texto e ilustração vão direcionando os leitores num percurso ao longo do rio, desde a sua nascente, no arrife da serra D’Aire, passando pelo Paul do Boquilobo até à sua foz, no Tejo.

Podemos ficar a conhecer não só a história deste peixe curioso, o esgana-gata, mas também de outras, muitas vezes desconhecidas, que vivem neste território.

Assim, vão sendo enumeradas as demais espécies deste habitat que geograficamente se encontra, quase na totalidade, no concelho de Torres Novas. 

Este é um livro que vai somando a fauna e a flora que o autor e a ilustradora nos vão dando a conhecer: árvores, plantas, arbustos e animais, anfíbios e répteis, invertebrados, aves e mamíferos.

Para além de, no presente ano, a Biblioteca ter assumido um compromisso com a proteção do rio Almonda e seu habitat, a partir do projeto Almonda- Al Mundo – um rio à nossa volta, relembramos que esta dupla de autores, Jorge Salgado Simões e Alexandra Sirgado, venceram o prémio Linguagem Clara, da Acesso Cultura, com o livro LAPAS, AS GRUTAS QUE NÃO SÃO GRUTAS (Município de Torres Novas, 2019).

Passe pela Biblioteca, faça os seus empréstimos, e tenha umas BOAS FESTAS, com saúde e ótimas leituras.

Diretora da Biblioteca Municipal de Torres Novas

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome