- Publicidade -

Domingo, Dezembro 5, 2021
- Publicidade -

Passe pela Biblioteca | “Nova Augusta – Revista de Cultura”, do Município de Torres Novas

Convidámos os responsáveis das bibliotecas municipais do Médio Tejo a fazerem as suas recomendações neste espaço todas as segundas-feiras, de forma alternada. “Nova Augusta – Revista de Cultura”, do Município de Torres Novas, é a sugestão apresentada esta semana por Margarida Teodora Trindade, da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas.

- Publicidade -

Passe pela biblioteca… e boas leituras!

Com capa e contracapa dedicadas aos oitenta anos do Museu Municipal Carlos Reis e da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, saiu, há pouco mais de uma semana, um novo número da Revista de Cultura do Município de Torres Novas, Nova Augusta.

- Publicidade -

Este vigésimo nono número da revista, cujo primeiro data do longínquo ano de 1962, conta com a participação de treze colaboradores que de maneira generosa contribuíram com os doze artigos que compõem a edição do presente ano.

Falamos de António Matias Coelho, Aurélio Lopes, Conceição Geada, Fernando Maurício, Gabriel Feitor, Helena Santos, João Lizardo, Luís Batista, Marco Liberato, Manuel Geada, Manuela Poitout, Mónica Nunes e Romão Santos.

Referências obrigatórias são também os três grandes temas de âmbito local ou concernentes aos concelhos vizinhos que fazem nascer este número da Nova Augusta: “História”, “O Ribatejo e a Grande Guerra” e “Arqueologia e Patrimónios”.

A Nova Augusta é uma revista que tem vindo a ser muito acarinhada pelos torrejanos e que granjeia, de ano para ano, de um maior reconhecimento dos conterrâneos, mas também daqueles investigadores que não sendo de Torres Novas teimam em qualificar os conteúdos desta publicação anual, ininterrupta desde 1999.

Orgulhamo-nos todos, creio, investigadores, leitores e editores, desta teimosia de manter viva e rica uma publicação que é já ex-libris do concelho, que enobrece o nome de Torres Novas e que ombreia com todo o mérito com publicações académicas ou similares que, ainda que por vezes raras, têm conseguido opor-se à adversidade de algum economicismo bacoco que subjaz vezes de mais às opções editoriais das organizações públicas.

Sugerimos, portanto, com grande apreço, esta leitura e desejamos longa vida à Nova Augusta, longa vida aos colaboradores e a todos os que fazem desta revista um exemplo de perseverança.

Uma nota alta que Torres Novas lega aos vindouros e com a qual brinda exemplarmente os seus atuais munícipes.

Passe pela Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, consulte, requisite para empréstimo ou compre este novo número da revista Nova Augusta.

Diretora da Biblioteca Municipal de Torres Novas

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome