Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Outubro 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Passe pela Biblioteca | “Mação na 1ª Grande Guerra”, de Mário Tropa Alves

Convidámos os responsáveis das bibliotecas municipais do Médio Tejo a fazerem as suas recomendações neste espaço de forma alternada, às segundas-feiras. “Mação na 1ª Grande Guerra”, de Mário Tropa Alves, é a sugestão apresentada esta semana por Rosário Wahnon, da Biblioteca Municipal de Mação.

- Publicidade -

Passe pela biblioteca… e boas leituras!

A I Guerra Mundial foi um momento determinante no percurso da história contemporânea europeia e mundial. Os seus efeitos marcaram, também, de forma significativa a História de Portugal. Entre tantos outros aspectos importa recordar que entre 1914 e 1918 partiram para a Guerra mais de 100 000 soldados portugueses. Combateram em África, lutaram na Flandres. Destes, 100 000, 225 eram de Mação.

- Publicidade -

Quando já se passaram mais de 100 anos da entrada de Portugal na frente europeia da 1ª Guerra Mundial, faz todo o sentido evocar o heroísmo, a coragem, as dificuldades, o sofrimento e o papel desempenhado pelos soldados Maçaenses neste grande conflito militar e que dignificaram o nome de Portugal. Mação tem, sempre teve, a vontade e o sentido de homenagear os seus.

O Monumento do Concelho de Mação aos seus 7 Mortos da Grande Guerra é um exemplo dessa memória que não podemos deixar perder, bem como mais tarde o Monumento aos Mortos no Ultramar, dois ícones que marcam também a nossa história, bem no centro do Vila de Mação, no Largo que dá nome aos Combatentes.

São memórias que não perderemos e que são agora eternizadas em livro por Mário Tropa.

É nosso dever perpetuarmos a história das nossas gentes, da nossa terra, de forma a conservar intactas as nossas memórias, de mostrarmos quem fomos e quem somos. Quem lutou pelo seu país, quem morreu pela sua Pátria.

Desde já vos convidamos a folhear este livro e a descobrir memórias que não ficaram esquecidas.

Diretora da Biblioteca Municipal de Mação

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome