Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 16, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Passe pela Biblioteca | “Lendas e Narrativas de Ferreira do Zêzere”, da Fundação Maria Dias Ferreira e Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere

Convidámos os responsáveis das bibliotecas municipais do Médio Tejo a fazerem as suas recomendações neste espaço todas as semanas, de forma alternada. Os novos livros da coleção “Lendas e Narrativas de Ferreira do Zêzere”, da Fundação Maria Dias Ferreira e Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, são a sugestão apresentada esta semana por Armando Cotrim, da Biblioteca Municipal Dr. António Baião, em Ferreira do Zêzere.

- Publicidade -

Passe pela biblioteca… e boas leituras!

A Fundação Maria Dias Ferreira e a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, acabam de editar os novos 4 livros da coleção Lendas e Narrativas de Ferreira do Zêzere.

- Publicidade -

A coleção Lendas e Narrativas de Ferreira do Zêzere conta já com um total de 12 volumes publicados, um dos quais incluindo também uma edição em Braille.

Uma forma divertida e didática de conhecer personagens e histórias que povoam a tradição oral e o imaginário ferreirenses.

Novos volumes (3.ª fase da coleção):

Amigos de São Saturnino
Texto de Francisca Prieto, ilustração de Sara Brito

Era uma vez um rapaz que, sempre que fazia um disparate, só ficava sossegado quando pedia perdão ao Menino Jesus. Quando a asneira era grande, o Rodrigo ficava tão envergonhado que procurava a ajuda de São Saturnino na pequena capela branquinha que fica no alto da serra com o mesmo nome. Foi nesse lugar que fez um novo amigo e que ficou a conhecer um segredo guardado há muitos anos…

Um segredo sobre o desaparecimento da estátua de São Saturnino…

Ferreira do Zêzere inspira Alfredo Keil
Texto de Ana Godinho, ilustração de Élia Ramalho

Alfredo Keil, figura importante na história de Portugal, revela as suas três grandes paixões e como Ferreira do Zêzere, a sua paisagem e as suas gentes, lhe serviram de inspiração.

A composição do Hino nacional, a escrita de Tojos e Rosmaninhos: Contos da Serra e a pintura de inúmeros quadros… O que têm em comum? E qual a sua ligação ao concelho de Ferreira do Zêzere?

Um Tesouro de Luz (inclui edição em Braille)
Texto de Carina Branco, ilustração de Cristiana Fernandes

No tempo em que o Zêzere ainda era estreitinho, vivia na Pombeira um homem cego muito pobre, cheio de filhos e sem trabalho. O homem não encontrava forma de ultrapassar os seus problemas. Certa noite, sonhou com um tesouro de moedas de ouro e com uma voz que do longe lhe dizia: “Vai a Santarém que de lá te vem.” O homem encheu-se de fé e meteu-se ao caminho.

O que será que lhe aconteceu em Santarém? Terá sido o sonho o presságio para algo extraordinário?

Viva o Rei
Texto de Manuela Canas, ilustração de Ana Mira Vaz

Numa das suas viagens para Ferreira do Zêzere, onde se entretém em montarias pelas serranias, o rei D. Carlos decide levar o príncipe Luís Filipe.

Para o pequeno príncipe é todo um mundo novo por descobrir: a estalagem da Aninhas onde ficam hospedados, as pessoas tão diferentes das que costumava estar rodeado em Lisboa, a receção que lhes é preparada pelo povo…

Como será que o povo, que nunca viu um rei, vai ver este monarca?

E que aventuras e descobertas vai fazer Luís Filipe durante a sua passagem por Ferreira do Zêzere?

In: Fundação Maria Dias Ferreira

Bibliotecário e coordenador da Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome