Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

PASSE PELA BIBLIOTECA: HISTÓRIA DA SERTÃ, DE RUI PEDRO LOPES

Convidámos os diretores das bibliotecas municipais do Médio Tejo a fazerem as suas recomendações neste espaço, de forma alternada, todas as sextas-feiras. Esta semana, “A História da Sertã”, de Rui Pedro Lopes, é o livro sugerido por Ana Sofia Marçal, responsável pela Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã.

- Publicidade -

Passe pela biblioteca… e boas leituras!

 

- Publicidade -

Ana Sofia Marçal, responsável pela Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, da Sertã
Ana Sofia Marçal, responsável pela Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, da Sertã

O livro História da Sertã, da autoria do sertaginense Rui Pedro Lopes, é a obra até hoje publicada que nos dá conhecer com maior abrangência histórica o concelho da Sertã, desde os seus primórdios até à atualidade. A profundidade e a exigência com que é explanado cada tema, faz desta uma obra distinta quando comparada com as tradicionais monografias.

Nela encontram-se sintetizados os aspetos mais significativos que determinaram a evolução do concelho da Sertã, sob o ponto de vista social, político, económico, religioso, desportivo ou cultural. Além destes, integram a obra outros temas que fazem parte dos dezasseis capítulos que a compõem, sempre acompanhados de fontes bibliográficas que lhe conferem seriedade e rigor notáveis.

Nas palavras do autor “as figuras mais relevantes do concelho foram também alvo de destaque, com biografias das personalidades que contribuíram decisivamente para a história da Sertã e do próprio país, designadamente Nuno Álvares Pereira, Manuel Antunes, David de Melo Lopes, Gonçalo Rodrigues Caldeira, António Santos Valente, Abílio Marçal ou Lopo Barriga”.

As freguesias do concelho da Sertã ocupam uma parte significativa deste livro. O autor caracteriza cada uma sob uma perspetiva organizativa, económica, demográfica e religiosa e destaca os principais acontecimentos que marcaram a sua história e a sua evolução.

"História da Sertã" da autoria do sertaginense Rui Pedro Lopes
“História da Sertã” da autoria do sertaginense Rui Pedro Lopes

Ao longo das páginas podemos apreciar inúmeras fotografias de época, criteriosamente selecionadas, que acompanham e auxiliam o leitor ao longo dos textos.

A História da Sertã é uma obra fundamental para conhecer a história do concelho da Sertã e de Portugal, já que este é um local que esteve no centro de acontecimentos determinantes do país. A título de exemplo convido à leitura do capítulo II no qual se pode constatar que foi a Sertã o local escolhido para a realização do primeiro Capítulo Geral da Ordem do Hospital em Portugal, que decorreu em maio de 1231.

Uma obra notável que é, sem dúvida, uma excelente leitura para o próximo fim-de-semana e que convida o leitor a visitar o concelho da Sertã.

Ana Sofia Marçal

Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes

Câmara Municipal da Sertã

 

Título: História da Sertã
Autor: Rui Pedro Lopes
Editora: Câmara Municipal da Sertã
Idioma: Português
Ano de Lançamento: 2013
Número de páginas: 656

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here