Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Outubro 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Passe pela Biblioteca | “Formiga duma figa”

Os responsáveis das bibliotecas do Médio Tejo fazem recomendações de leitura no nosso jornal todas as semanas. “Formiga duma figa”, livro escrito por António Avelar de Pinho e ilustrado por João Vaz de Carvalho, é a sugestão hoje apresentada por Carmen Zita Ferreira, da Biblioteca Municipal de Ourém. Passe pela Biblioteca… e boas leituras!

- Publicidade -

“Formiga duma figa”, um livro de poesia escrito por António Avelar de Pinho e ilustrado por João Vaz de Carvalho

O convite à leitura de hoje da Biblioteca Municipal de Ourém recai sobre “Formiga duma figa”, um livro escrito por António Avelar de Pinho e ilustrado por João Vaz de Carvalho.

- Publicidade -

O autor, produtor musical e de televisão, escritor de livros e de canções, António Avelar de Pinho nasceu em 1947. Foi membro fundador da Filarmónica Fraude e também membro fundador, letrista e produtor do grupo Banda do Casaco, com o músico e compositor Nuno Rodrigues. Na década de 80 assinou trabalhos de escrita e/ou produção para artistas como Gabriela Schaaf, Concha, Lara Li, Marco Paulo, António Mourão, Tonicha, Rão Kyao, Heróis do Mar, Doce, Da Vinci, José Cid e o Avô Cantigas. Foi também na década de 80 que começou a escrever textos humorísticos para programas de Herman José na rádio e televisão. Em 1990 fundou a empresa Companhia das Ideias, audiovisuais com vista à criação e produção de projetos para televisão e música. Desenvolveu também trabalho para o público infantojuvenil tanto na música como na edição livreira. Foi coautor da série «Os Super 4», com Pedro de Freitas Branco.

Sobre o ilustrador João Vaz de Carvalho, nada como ler uma biografia escrita pelo próprio António Avelar de Pinho neste link.

Voltemos então ao livro!

A contracapa promete “Macacos no nariz, um espantalho paspalho, um palhaço palha d’aço, algumas pipocas tagarelas, um crocodilo chamado Danilo e outras tantas personagens convivem neste livro cheio de palavras brincadas, pontos, vírgulas, exclamações e interrogações, com muitas rimas pelo meio. Mas, atenção, nem todas são perfeitas, cruzadas ou emparelhadas, e muitas vezes até saem da linha para nos vir ensinar que o mundo nem sempre é a direito!”.

Promete e não desilude, muito pelo contrário.

Para que quereríamos nós um mundo sempre a direito?

Passem pela Biblioteca Municipal de Ourém, levem este livro cheio de humor convosco! Esperamos por vós! Divirtam-se!

Fontes:
PINHO, António Avelar de, 1947- ; CARVALHO, João Vaz de, 1958- – Formiga duma figa. 1.ª ed. Porto : Porto Ed., 2020. 66, [1] p.. ISBN 978-972-0-03355-0 
[em linha] http://loja.jvazcarvalho.com/ 

Bibliotecária na Biblioteca Municipal de Ourém.
Natural de Ourém, nascida em 1974, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Ainda na FCSH concluiu em 1999 a Pós-graduação no Ramo de Formação Educacional e em 2002 a Pós-graduação em Cultura Portuguesa Contemporânea. É Mestre em Ciências Documentais, na variante de Bibliotecas e Centros de Documentação, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, com a Dissertação “Biblioterapia aplicada a idosos: um novo desafio para as bibliotecas públicas portuguesas” (2013).

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome