Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Junho 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

PASSE PELA BIBLIOTECA: FESTIVIDADES RELIGIOSAS DO CONCELHO DE SARDOAL, DE LUÍS MANUEL GONÇALVES

Convidámos os responsáveis das bibliotecas municipais do Médio Tejo a fazerem as suas recomendações neste espaço, de forma alternada, todas as sextas-feiras. Esta semana, “Festividades Religiosas do Concelho de Sardoal”, de Luís Manuel Gonçalves, uma edição de 2000, é a sugestão de Susana Afonso, bibliotecária na Câmara Municipal de Sardoal e historiadora da arte.

- Publicidade -

Passe pela biblioteca… e boas leituras!

O património religioso é um dos grandes cartões-de-visita do concelho e em especial da vila do Sardoal. Poucas vilas e até cidades deste país, podem dizer que têm tão grande número, em Festividades Religiosas do Concelho de Sardoalpouco metros o Sardoal tem três igrejas e seis capelas. Reflete também o nosso passado religioso, em torna da Igreja Católica, que todo o país comungava e era um ponto central da vida das pessoas de outrora.

- Publicidade -

Podemos discutir o atual papel da religião e do seu património, do turismo ou do turismo religioso, mas é certo que faz parte da nossa herança cultural e histórica.

Este livro faz uma viagem ao longo do calendário litúrgico e de todas as festividades religiosas do concelho. Contudo nesta sugestão não poderei deixar de dar mais ênfase à Semana Santa. O ponto alto do concelho, que mais visitantes chama, mas também a altura que mais envolve as pessoas locais.

Começa pela Procissão dos Passos do Senhor, quinze dias antes do Domingo de Páscoa. A imagem do Senhor dos Passos deixa a Igreja Matriz em direção ao Pelourinho, percorrendo a zona histórica da vila. Chegada ao Pelourinho encontra-se com a imagem da Virgem Maria, onde acontece o Sermão do Encontro. No tempo da Guerra Colonial, os familiares eram levados às lágrimas. Continuam agora juntos, para o Convento de Santa Maria da Caridade, onde sucede o Sermão do Calvário.

Mas a singularidade destas festividades religiosas centra-se de quinta-feira Santa a Domingo de Páscoa. As seis capelas e duas das igrejas são ornamentadas com tapetes de flores, com desenhos alusivos à Semana Santa. Grupos de vizinhos, amigos, alunos, utentes de instituições ou apenas por quem quer ajudar, organizam-se para que na quinta-feira tudo esteja pronto.

É uma das melhores alturas de visitar o Sardoal, já que todas as igrejas e capelas estão abertas nestes quatro dias. Apenas a Igreja Matriz tem uma decoração diferente, mas igual todos os anos, na capela lateral dedicada ao Santíssimo Sacramento, o retábulo é decorado por trigo germinado no escuro, para que fique com uma tonalidade dourada.

A Procissão dos Fogaréus é quase obrigatória. Na noite de quinta-feira santa, toda a iluminação púbica da zona histórica da vila é desligada, fica apenas iluminada com milhares de velas espalhadas ao longo do percurso, que zelosamente a população coloca nas suas sacadas e varandas, tal como a autarquia. Esta sai da Igreja da Misericórdia, acompanhada pelas bandeiras da Misericórdia e pelo Senhor da Misericórdia. A Banda Filarmónica acompanha a procissão, dando ainda uma maior envolvência. Os archotes e fogaréus iluminam os participantes, enquanto as pessoas carregam as suas velas. É um cenário que balança entre o místico e o religioso. A procissão segue para o Convento de Santa Maria da Caridade, regressando à Igreja da Misericórdia.

As festividades não terminam por aqui, ainda podem assistir ou participar na Procissão do Enterro do Senhor, na Sexta-feira Santa e na Procissão da Ressurreição, no Domingo de Páscoa.

Foi a descrição de apenas um dos momentos religiosos, o maior do ano e do concelho. Para aprofundar o assunto terão de ler o livro sugerido e deslocar-se ao concelho de Sardoal, participando em cada uma.

Bibliotecária na Câmara Municipal do Sardoal e historiadora da Arte

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome