Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Passe pela Biblioteca | “Estórias do Além e outros textos”, de Adelino Cardoso Vieira

Convidámos os responsáveis das bibliotecas municipais do Médio Tejo a fazerem as suas recomendações neste espaço todas as segundas-feiras, de forma alternada.”Estórias do Além e outros textos”, do escritor Adelino Cardoso Vieira, é o livro sugerido esta semana por Óscar Martins, da Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena.

- Publicidade -

Passe pela biblioteca… e boas leituras!

O que deixamos para além de nós não pode ser somente obra do acaso, e quando avançamos na idade percebemos que se vai perdendo muito do que encontramos em pequenos e que tão boas recordações no traz à memória.

- Publicidade -

Além do tempo, além de nós próprios, o universo segue o seu rumo e o tempo passa mesmo que não demos conta disso. As histórias escritas permanecem além do esquecimento, são vozes do passado, herdadas por nós e herdeiras do futuro que as lê. Tal como na nossa infância, assistimos aqui ao desfile de pequenas mas variadas e ricas histórias, povoadas de personagens, umas conhecidas, outras nem tanto, mas que de forma inusitada saltam do papel, tal como as que ouvimos e vivenciamos nas lareiras de outros tempos, com aromas e sabores que só a memória nos traz até hoje. Irrepetíveis serões nos quais fomos receptores de um património cultural que nos chegou de tempos remotos pela voz de um ou outro familiar mais idoso, e que teve a preocupação de não as deixar cair no esquecimento. Somos, por conseguinte, portadores desse manancial de figuras e situações que aguardam a vez de passarem às gerações seguintes, bastando para isso que agora sejam lidas.

Estórias do Além e outros textos são uma colectânea de textos de várias proveniências e propósitos. A maior parte tem origem na história local, mais propriamente de Vila Moreira, outros são trabalhos preparados com intuitos Académicos, outros de participação em Congressos e concursos literários, mas em todos prevalece por detrás da escrita a intenção de puro deleite literário.

As intenções dos autores nem sempre são explícitas, mas o prazer de escrever, a arte da construção do texto, quer do ponto de vista sintáctico e gramatical quer do ponto de vista semântico é, claramente, o que motiva Adelino Cardoso Vieira. A escolha da palavra, a arrumação da frase, a construção do sentido no texto é singularmente cuidada, como o artesão que faz a sua peça, a sua obra. E é assim que melhor se percebe a pertinência da junção de textos de tão diversa origem na mesma edição, pois une-os a intenção estética da escrita.

Acresce a este valor literário o sentido de preservação da tradição oral. Estórias do Além e outros textos constituem a fixação em papel de um património oral pertença de família do autor. Ao fazê-lo, perpetua-o no futuro, impede o seu esquecimento e valoriza o que de mais valioso existe numa sociedade: a cultura.

Aqui se apresentam vários géneros literários (conto, ensaio e texto dramático) numa conjugação feliz, cimentada pelo estilo escorreito do escritor e pelo tema preponderante e centrado em Vila Moreira, através do qual se propõe uma viagem ao mundo do próprio autor, que não se cinge à ficção e não deixa de colocar os pés no chão e de dizer o que lhe vai na alma sobre este mundo contemporâneo.

Diretor da Biblioteca Municipal de Alcanena

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here