Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Agosto 4, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

PASSE PELA BIBLIOTECA: “Elementos históricos e etnográficos de Mação”, de Francisco Serrano

Convidámos os diretores das bibliotecas municipais do Médio Tejo a fazerem as suas recomendações neste espaço, de forma alternada, todas as semanas. “Elementos Históricos e Etnográficos de Mação”, de Francisco Serrano, é a sugestão deixada por Rosário Wahnon, Diretora da Biblioteca Municipal de Mação.

- Publicidade -

Passe pela biblioteca… e boas leituras!

A Biblioteca sugere a leitura do livro de Francisco Serrano (1862-1941), “Elementos Históricos e Etnográficos de macao_sugestao-set2016Mação”, do princípio do século passado no qual se encontra uma vastíssima coletânea de documentos históricos, etnográficos e sociais do concelho de Mação. Esta compilação foi o resultado de uma pesquisa científica efetuada por Francisco Serrano, durante os anos 30 do século XX.

- Publicidade -

Esta obra, reeditada pela Câmara Municipal de Mação, em 1998, poderá interessar aos mais curiosos por toda a informação que veicula sobre os costumes dos tempos passados e inegável sentido de humor do nosso povo, que os mesmos atestam.

“Como disse, a obra pouco valor literário tem; mas para os bons maçaenses constituirá um repositório de factos interessantes que ascenderá nos seus corações a segrada chama do patriotismo, levando-os a amar mais a sua terra natal e a tomar mais interesse pelo seu desenvolvimento moral e material – com o que ficarei satisfeito.”

Francisco Serrano

“Como todos os balanços, constitue um valioso elemento de ordem, e tende a a educar as gerações que chegam, habituando-as a descobrir ideias sobre tesouros acumulados do passado, Continuemos-lhe, pois, o trabalho e o intento.

Mação, abril de 1935

A. Lino Neto

“É dever indeclinável dos viventes fazer todos os esforços para conservar intacto o património que os seus maiores lhe legaram. O cultural, a nosso ver terá de ser objecto de um tratamento excepcional!

Foi uma hora feliz para Mação, muito particularmente para mim próprio, a deliberação camarária que levou à reedição das obras (…)”

Mação, 30/09/1998

O Presidente da Câmara, Elvino Vieira da Silva Pereira

Francisco Serrano nasceu em Mação em 1862. Foi Etnólogo, Músico, Escritor e Jornalista. Fez a recolha de elementos históricos, etnográficos, e sociais por todo o Concelho de Mação que viria a publicar no livro intitulado “Romances e canções Populares da Minha Terra”. Foi Músico, Regente e Compositor da Sociedade Filarmónica União Maçaense. Faleceu em 1941.

Diretora da Biblioteca Municipal de Mação

- Publicidade -
- Publicidade -

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde
    O livro “Elementos historicos e etnográficos de mação de Francisco Serrano está disponível para venda ?
    Se sim onde o posso comprar.
    Tenho residência no Freixoeiro.

    <Melhores cumprimentos

    Antº Silva

    • Boa noite. Sugiro que contacte a Câmara ou a Biblioteca Municipal de Mação para uma resposta mais precisa. Obrigado. Melhores cumprimentos

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome