- Publicidade -

Terça-feira, Janeiro 25, 2022
- Publicidade -

Passe pela Biblioteca | “Dentro do Segredo – Uma viagem na Coreia do Norte”, de José Luís Peixoto

Convidámos os responsáveis das bibliotecas municipais do Médio Tejo a fazerem as suas recomendações neste espaço de forma alternada, às segundas-feiras. “Dentro do Segredo – Uma viagem na Coreia do Norte”, de José Luís Peixoto, é a sugestão apresentada esta semana por Nuno Ferreira, da Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill, em Constância.

- Publicidade -

Passe pela biblioteca… e boas leituras!

A Biblioteca Municipal Alexandre O`Neill sugere o livro “Dentro do Segredo – Uma viagem na Coreia do Norte” do escritor português José Luís Peixoto.

- Publicidade -

Numa época de tensões na Península coreana, protagonizada entre a Coreia do Norte, a Coreia do Sul e a maior potência do mundo os Estados Unidos da América, o autor mergulhou numa viagem ao interior da nação mais fechada e desconhecida do mundo para perceber este povo e revelar este segredo, “Dentro do segredo” é a primeira incursão de José Luís Peixoto na narrativa de viagem, e relata a sua visita pelas terras fechadíssimas acima do paralelo 38 em 2012, durante duas semanas.

O livro do autor faz-nos um retrato muito interessante e mesmo comovente da vida dos norte coreanos, através dos locais que visitou, desde a capital Pyongyang, Yanggak, Kaesong (junto ao paralelo 38, na fronteira com a Coreia do Sul), a zona desmilitarizada, Nampo, Sariwon, Hamhung, Pujon, Wonsan e o monte mais emblemático da República Democrática da Coreia, o monte Myohang, com 1909 metros de altura, classificado em 2009 pela UNESCO como reserva biosférica mundial.

- Publicidade -

Revela-nos ainda, as suas emoções, experiências e a sua procura das reais condições de vida do povo norte coreano e do seu dia a dia, sempre muito envoltas numa capa de propaganda nacionalista intensa. Assiste-se no relato da sua visita a uma luta desigual com um regime que tenta vender a imagem de uma felicidade absoluta, de um culto de personalidade aos “queridos líderes” muitas vezes absurda e incongruente, o ódio ao invasor norte-americano que é continuamente imposto à comitiva de “turistas” que visitavam o país pela ocasião do centenário do nascimento do fundador da nação Kim Il-Sung (1912-1994). Tudo isto num contexto de controlo quase absoluto dos viajantes, do itinerário, do que podiam ver, fotografar e quase falar, tornando-se quase sufocante e doentia, numa viagem no entanto, bela, com pessoas e lugares inesquecíveis para o autor e para o leitor.

A obra de José Luís Peixoto pode ser encontrada nas seguintes Bibliotecas Municipais do Médio Tejo:
Biblioteca Municipal Alexandre O´Neill – Constância
Biblioteca Municipal António Botto – Abrantes
Biblioteca Municipal de Mação
Biblioteca Municipal de Ourém
Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes – Sertã
Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes – Torres Novas

Responsável pela Biblioteca Municipal Alexandre O'Neill em Constância

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome