Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Setembro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Passe pela Biblioteca | “Danças e Cantares tradicionais do concelho de Ferreira do Zêzere”, da Fundação Maria Dias Ferreira

Convidámos os responsáveis das bibliotecas municipais do Médio Tejo a fazerem as suas recomendações neste espaço todas as segundas-feiras, de forma alternada. Danças e Cantares tradicionais do concelho de Ferreira do Zêzere, editado pela Fundação Maria Dias Ferreira, é o livro sugerido esta semana por Armando Cotrim, coordenador da Biblioteca Municipal Dr. António Baião, em Ferreira do Zêzere.

- Publicidade -

Passe pela biblioteca… e boas leituras!

Em 2015, foi publicado o primeiro livro da coleção Etnografia, tradições e saberes do concelho de Ferreira do Zêzere dedicada aos trajes tradicionais do concelho, na próxima semana será apresentado o segundo livro desta coleção editado pela Fundação Maria Dias Ferreira, em parceria com a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.

- Publicidade -

Os autores são os professores José Joaquim Ferreira Marques e Rosária Tendeiro Tarana Marques, etnógrafos e folcloristas da nossa região, membros da Federação de Folclore Português.

Colaboraram nesta coletânea de danças e cantares o Rancho Folclórico e Etnográfico da Vila de Pias, o Rancho Folclórico da Alegria do Alqueidão de Santo Amaro, o Rancho Folclórico do Bêco de Santo Aleixo e alguns particulares.

Esta obra está organizada em três capítulos principais:

– Danças e os cantares profanos, consagrados pelo uso comunitário, distribuídos de acordo com o rancho folclórico que os recolheu e a cujo acervo pertencem na atualidade;

– Quadras populares, nascidas do improviso, demonstrações espontâneas da natureza poética das gentes de outrora;

– Cânticos religiosos, uma das facetas da religiosidade popular

A Fundação Maria Dias Ferreira registou ainda em vídeo algumas danças e cantares disponíveis num DVD que complementa o livro.

A apresentação deste importante documento para a etnografia do concelho de Ferreira do Zêzere e para a nossa região do Médio Tejo será no próximo dia 29 de janeiro às 16h00 na sede da Fundação Maria Dias Ferreira em Ferreira do Zêzere.

Bibliotecário e coordenador da Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome