Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Setembro 27, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Passe pela Biblioteca | “Artes e Ofícios tradicionais do concelho de Ferreira do Zêzere”, de Rute Tavares

Convidámos os responsáveis das bibliotecas municipais do Médio Tejo a fazerem as suas recomendações neste espaço de forma alternada, às segundas-feiras. “Artes e Ofícios tradicionais do concelho de Ferreira do Zêzere”, de Rute Tavares, José Afonso Sousa e Cátia Salgueiro, é a sugestão apresentada esta semana por Armando Cotrim, da Biblioteca Municipal Dr. António Baião, em Ferreira do Zêzere.

- Publicidade -

Passe pela biblioteca… e boas leituras!

Artes e Ofícios tradicionais do concelho de Ferreira do Zêzere é o terceiro livro da coleção Etnografia, tradições e saberes do concelho de Ferreira do Zêzere que tem como objetivo a recolha, estudo, preservação e divulgação do património etnográfico ferreirense.

- Publicidade -

O documento apresenta os ofícios com testemunhos dos artesãos, fotografias demonstrativas do ofício e dos instrumentos e utensílios utilizados e em breve serão disponibilizados os vídeos com as entrevistas no site da Fundação.

A autoria é de Rute Tavares, José Afonso Sousa e Cátia Salgueiro, fotografias de Marta Navas, entrevistas de Armando Cotrim, registo vídeo de Pedro Ribeiro e designer Sylvie Lopes.

Com edição da Fundação Maria Dias Ferreira e a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Artes e Ofícios tradicionais do concelho de Ferreira do Zêzere apresenta uma compilação de algumas das artes e ofícios antigos realizados no concelho de Ferreira do Zêzere. Alguns foram passando de geração em geração, outros já não se praticam ou estão em vias de extinção. Todos eles foram importantes para o desenvolvimento económico e /ou artístico do concelho de Ferreira do Zêzere.

Da coleção também fazem parte as monografias: “Trajes tradicionais do concelho de Ferreira do Zêzere: final do século XIX e início do século XX” e “Danças e cantares tradicionais do concelho de Ferreira do Zêzere”.

Bibliotecário e coordenador da Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome