Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Setembro 20, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Passe pela Biblioteca | “A Senhora”, de Catherine Clément

Os responsáveis das bibliotecas do Médio Tejo fazem recomendações de leitura no nosso jornal todas as semanas. “A Senhora”, de Catherine Clément, é a sugestão hoje apresentada por Dulce Figueiredo, da Biblioteca Municipal de Sardoal. Passe pela biblioteca… e boas leituras!

Um romance histórico centrado na figura de Grácia Nasi (1510-1569), uma judia de origem castelhana que viveu em Portugal, depois dos judeus serem expulsos do país vizinho, tendo recebido o nome cristão de Beatriz de Luna. Passados quase 500 anos, ainda hoje é recordada pelos judeus do Mediterrâneo como “A Senhora” ou “Glória de Israel”.

Numa época em que a conversão e a fuga dos judeus eram as únicas opções às perseguições da Inquisição na Península Ibérica, Grácia Nasi não se deixou vergar, nem se coibiu em assumir diversas identidades e percorrer meio mundo para manter a salvo dos antissemitas a sua família, a sua fortuna, o Judaísmo e tantos dos seus congéneres quanto possível.

Marcou fortemente a cultura judaica e o seu nome é perpetuado em inúmeras sinagogas. Mandou imprimir a “Bíblia de Ferrara”, a primeira tradução da Bíblia para ladino (idioma falado pelos descendentes de judeus, com origem na Península Ibérica), sem descurar também uma versão para católicos, o que demonstra bem a sua tenacidade e visão do mundo. Um romance histórico que faz jus ao género.

Arquivista e Bibliotecária na Câmara Municipal de Sardoal

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome