Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Outubro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

“Parabéns a você”, por Duarte Marques

A imprensa regional está de parabéns.

- Publicidade -

Se hoje se celebram três anos desde que o mediotejo.net nasceu, e apesar de curta vida, longa é já a sua história e o seu prestígio, também é verdade que o Jornal de Abrantes e a Antena Livre ganharam uma nova vida.

A amizade e consideração pessoal que tenho pelas pessoas que lideram ambos os projetos podem contaminar a minha avaliação e o elogio que faço a ambas as equipas, mas a verdade é que ambos merecem o nosso maior respeito, consideração e admiração.

- Publicidade -

Se o mediotejo.net veio preencher um espaço novo, foi uma lufada de ar fresco na região do Médio Tejo, o investimento feito por “gente da terra” na Antena Livre / Jornal de Abrantes veio dar uma esperança a dois históricos órgãos de comunicação social.

Quer em termos culturais, quer turísticos ou até políticos, há um antes e um depois do nascimento do mediotejo.net

Recordo especialmente a notável frase do Luís Ablú que sublinhou como das razões para o seu investimento impedir que uma qualquer igreja tomasse conta da Antena Livre. Confesso que isso me fez pensar que de facto é o mais recorrente por esse país fora. Os territórios do interior precisam de empresários e de jornalistas assim, que defendam a imprensa regional para que esta possa fazer o seu trabalho com rigor e isenção. A cidadania e a democracia agradecem.

É cada vez mais fundamental encontrar nestes territórios órgãos de imprensa com autonomia e sustentabilidade que lhes permitam noticiar o que de mais importante acontecer nestas regiões, mas garantir também a necessária capacidade de escrutínio aos poderes públicos locais que a cada dia que passa recebem mais responsabilidades, mais competências e mais dinheiro.

Apoiar projetos como estes é uma responsabilidade de todos nós. Cidadãos, políticos, autarcas, empresas ou instituições devem empenhar-se em apoiar “esta gente”. Recolher o apoio das mais diferentes instituições ou entidades, públicas ou privadas, é a melhor garantia que temos da independência da comunicação social.

A imprensa só é inútil e danosa quando é incompetente ou quando depende em particular de alguém.  Garantir a sustentabilidade destes projetos, a diversidade de apoios e patrocínios, é garantir a sua isenção e a sua independência.

Num tempo em que a propaganda, as meias verdades ou as fakenews são cada vez mais frequentes, o papel da imprensa está cada vez assente na nobre missão de separar o “trigo do joio”, a propaganda da verdade, a diferença entre notícia e fakenews.

Bom trabalho e longa vida a todos.

Duarte Marques, 39 anos, é natural de Mação. Fez o liceu em Castelo Branco e tirou Relações Internacionais no Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, com especialização em Estratégia Internacional de Empresa. É fellow do German Marshall Fund desde 2013. Trabalhou com Nuno Morais Sarmento no Governo de Durão Barroso ao longo de dois anos. Esteve seis anos em Bruxelas na chefia do gabinete português do PPE no Parlamento Europeu, onde trabalhou com Vasco Graça Moura, José Silva Peneda, João de Deus Pinheiro, Assunção Esteves, Graça Carvalho, Carlos Coelho, Paulo Rangel, entre outros.
Foi Presidente da JSD e deputado na última legislatura, onde desempenhou as funções Vice Coordenador do PSD na Comissão de Educação, Ciência e Cultura e integrou a Comissão de Inquérito ao caso BES, a Comissão de Assuntos Europeus e a Comissão de Negócios Estrangeiros e Cooperação. O Deputado Duarte Marques, eleito nas listas do PSD pelo círculo de Santarém, foi eleito em janeiro de 2016 um dos novos representantes portugueses na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, com sede em Estrasburgo. É ainda membro da Assembleia Municipal de Mação.
Sócio de uma empresa de criatividade e publicidade com sede em Lisboa, é também administrador do Instituto Francisco Sá Carneiro, director Adjunto da Universidade de Verão do PSD, cronista do Expresso online, do Médio Tejo digital e membro do painel permanente do programa Frente a Frente da SIC Notícias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome