Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Papa | Estrada nacional que liga Leiria a Fátima entra em obras na segunda-feira

A Estrada Nacional (EN) n.º 113, que liga Leiria a Ourém, e é utilizada para chegar a Fátima, vai entrar em obras a partir de segunda-feira, anunciou hoje a Câmara de Leiria, que reivindicou a intervenção junto a Infraestruturas de Portugal (IP).

- Publicidade -

Em nota de imprensa, a autarquia refere que a intervenção irá ocorrer entre Leiria e a Quinta da Sardinha, limite do concelho, numa obra a cargo da Infraestruturas de Portugal “realizada na sequência de diversas reivindicações e diligências promovidas pela Câmara Municipal junto desta instituição”.

Sendo esta uma das principais vias utilizadas para quem vai para o Santuário de Fátima, com partida de Leiria – em alternativa à Autoestrada 1 – o Município começou a pedir a realização de obras, após o anúncio da visita a Fátima do papa Francisco, nos dias 12 e 13 de maio.

- Publicidade -

“Para além de se tratar de uma via que necessitava de intervenção, o facto de se prever um aumento do afluxo de pessoas nesta via, com vista à participação nas celebrações do Centenário das Aparições, acabou por levar a Infraestruturas de Portugal a ser sensível aos pedidos da Câmara de Leiria e avançar com a intervenção”, refere ainda a nota de imprensa.

Em fevereiro, o Município já tinha aprovado por maioria, em reunião de câmara, uma moção em que reclamava à IP obras naquela via, com caráter de urgência, no troço que atravessa o concelho.

No documento, a autarquia alertou para o “estado muito deficitário em que se encontra esta via, ao nível do desgaste generalizado do seu pavimento e da sinalização rodoviária, uma intervenção que tem sido pedida de forma insistente junto da entidade gestora desde 2016, através de troca de correspondência e de reuniões com representantes da IP”.

A Câmara de Leiria informou ainda “as preocupações dos órgãos das freguesias atravessadas pela via, nomeadamente no que diz respeito à segurança dos utentes de uma estrada que regista um volume de tráfego muito elevado, nomeadamente de veículos pesados”.

Segundo a autarquia, a EN113 cumpre o papel de canal interurbano no troço inserido na área urbana de Leiria, de canal interurbano de ligação Leiria – Ourém/Fátima e Leiria – IC9, acomodando os movimentos pendulares diários entre a cidade de Leiria e as zonas residenciais das freguesias de Arrabal, Caranguejeira e União das Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça.

 

Agência de Notícias de Portugal

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here