Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Julho 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Ourém/Tomar: Agroal é Praia Acessível e água está “Excelente”

O município de Ourém conseguiu ver atribuído à praia fluvial do Agroal o galardão de “Praia Acessível”, um bandeira da Agência Portuguesa do Ambiente, Turismo de Portugal e do Instituto Nacional para a Reabilitação. Hasteada na manhã de 15 de julho, sexta-feira, esta bandeira significa que a praia fluvial está devidamente equipada e preparada para receber pessoas com mobilidade reduzida. Na mesma ocasião ficou a saber-se que os resultados de 2016 da qualidade da água do Agroal, disponíveis há cerca de duas semanas, a classificam com três estrelas, ou seja, “Excelente”.

- Publicidade -

O hastear da bandeira foi antecedido de uma breve conferência de imprensa, onde o presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca, começou por lamentar o atentado de Nice (França), da noite de 14 de julho. De seguida o autarca lembrou que a praia fluvial do Agroal foi considerada uma das mais bonitas praias do país (8º lugar do site Vortex Magazine), um “motivo de orgulho”.

pela manhã já várias pessoas se banham nas águas gélidas do Agroal. foto mediotejo.net
pela manhã já várias pessoas se banham nas águas gélidas do Agroal. foto mediotejo.net

- Publicidade -

“Este ano foram feitos mais alguns investimentos”, salientou, como um contrato de comodato que vai permitir criar um parque de estacionamento com uma “escadaria de engenharia natural”, uma vez que é área protegida, diretamente até à praia. Outra novidade, numa tentativa de “fazer as pazes com a história”, é a recuperação de uma velha nora que existia junto à piscina da nascente. Foi retirada aquando o início das obras de requalificação, há cerca de uma década, e deverá ser recolocada em setembro, em jeito simbólico.

Reforçou-se a proteção dos muros e o acesso à piscina para pessoas com pouca mobilidade. Foi ainda realizada uma permuta para que a Sociedade Hoteleira do Agroal possa demolir um pequeno edifício de sua propriedade, abrindo os acessos, e cria-se um novo espaço de restauração com esplanada. Há também negociações a decorrer com a Câmara de Tomar, a margem direita do rio, para que se crie um sistema organizado de licenciamento de quiosques que possam ali laborar durante o verão.

resultados de 2016 à qualidade da água expostos nos Agroal. foto mediotejo.net
resultados de 2016 à qualidade da água expostos nos Agroal. foto mediotejo.net

Segundo informação divulgada durante a conferência de imprensa, a água do Agroal esteve sempre com qualidade “Excelente” durante 2015, tendo-se registado apenas um problema no final da época. Este ano, o aviso presente na praia dá à água três estrelas, “água excelente para banhos”. De recordar que em 2009 uma contaminação prejudicou os valores destas análises, o que tem retirado o Agroal das várias distinções balneares. A água tem-se mantido, no entanto, sempre própria para banhos.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome