- Publicidade -

Sábado, Janeiro 22, 2022
- Publicidade -

Ourém/Fátima | Santuário acolhe encontro da Rede Mariana Europeia

O Santuário de Fátima acolhe de 26 a 29 de setembro um encontro da Rede Mariana Europeia, que integra 21 santuários. Esta é uma instituição que foi fundado pelos bispos e reitores responsáveis pelos santuários de Loreto, Czestochowa, Lourdes, Altotting e Fátima.

- Publicidade -

O primeiro encontro desta rede eclesiástica de santuários realizou-se em 2003, em Lourdes, “abrindo uma comunicação real entre os santuários”, refere nota de imprensa do Santuário de Fátima. “Por ser um ano jubilar em Fátima e para assinalar também a celebração dos 100 anos das Aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria”, os trabalhos da reunião anual do Rede vão decorrer este ano na cidade portuguesa.

O programa tem inicio dia 26 de setembro, pelas 18h30, com uma sessão de boas-vindas seguida da oração de vésperas. Dia 27, o reitor do Santuário de Fátima, o Padre Carlos Cabecinhas, fará uma comunicação sobre a espiritualidade da Mensagem de Fátima, pelas 10h00. Uma hora e meia depois o diretor do Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima, Pedro Valinho Gomes, terá à sua responsabilidade a conferência “«De onde é vossemecê?». Uma palavra de Fátima para o mundo de hoje”.

- Publicidade -

No período da tarde está agendada uma visita à aldeia de Aljustrel e Valinhos, onde os pastorinhos nasceram e viveram. A Irmã Ângela Coelho, ex-postuladora da Causa de Canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto, abordará depois a santidade dos pastorinhos.  A tarde encerra com a eucaristia. Pela noite os participantes são convidados a participar na recitação do rosário e procissão das velas.

No dia 28, o responsável pelo Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, fará a conferência “Quando o Santuário se faz lugar do Encontro – uma peregrinação a partir da ritualidade de Fátima”. Seguem-se as intervenções dos representantes dos Santuários presentes. À tarde os participantes são convidados a visitar a exposição “As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo”, e a visitar os lugares da Batalha, Alcobaça, Nazaré.

- Publicidade -

Os 21 santuários que integram a rede são: Altötting (Alemanha); Banneux (Bélgica); Brezje (Eslovênia); Csíksomlyó (Roménia); Czestochowa (Polônia); Einsiedeln (Suíça); Fatima (Portugal); Gibraltar; Knock (República da Irlanda); Levoca (Eslováquia); Loreto (Itália); Lourdes (França); Máriapócs (Hungria); Mariazell (Áustria); Marija Bistrica (Croácia); Malta; Vilnius (Lituânia); Walsingham (Inglaterra); Zaragoza (Espanha); Zarvanyzia (Ucrânia); Mátraverebély (Hungria).

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome