Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Julho 27, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ourém: Vila Medieval vai ter acesso de elevador até ao largo da junta de freguesia

A Câmara de Ourém conseguiu ver aprovado em sede do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) um plano para a construção de um elevador que leve os turistas até ao largo da junta de freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, na vila medieval de Ourém.

- Publicidade -

Este “transporte” vai ter como base um parque de estacionamento, que já existe, no início da subida íngreme que dá acesso à vila, onde está hoje instalado um depósito de gás. Concretiza-se assim uma ambição antiga do concelho, de facilitar a subida ao Castelo de Ourém, e que está orçada em 580 mil euros, financiados a 85 por cento pelo PEDU.

Há largos anos falou-se em construir um teleférico entre Fátima e o Castelo de Ourém, projeto que nunca viria a ser concretizado. Mas este plano do elevador, que o PEDU veio possibilitar, nada tem a ver com esse velho projeto, afiançou o presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca, ao mediotejo.net. “É uma coisa que toda a gente se queixa há décadas, a falta de acessos”, explicou o autarca, razão pela qual introduziram esta ideia nas propostas para o PEDU, com as quais o município conseguiu obter um financiamento de 5,5 milhões de euros.

- Publicidade -

Ainda não existe um projeto concreto, apenas um plano inicial com o conceito e orçamento do que se pretende implementar no local. O concurso para o projeto deverá seguir em breve, sucedido mais tarde pelo concurso para construção. À questão sobre se tudo estaria pronto para maio de 2017, Paulo Fonseca respondeu que “gostava que fosse, mas não sei responder”, frisando que não pode ainda adiantar datas.

Para já o município conseguiu obter um financiamento de cerca de 85% dos 580 mil euros em que estima a obra. A junta de freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias pretende adquirir um terreno adjacente para que se possa alargar o parque de estacionamento, possibilitando o estacionamento de autocarros. Desta base subir-se-á até ao largo da junta de freguesia, num elevador que terá (segundo esta estimativa prévia) entre 6×5 metros.

Paulo Fonseca não se mostrou preocupado com a manutenção da estrutura, referindo que o montante não será muito diferente do praticado em elevadores tradicionais. No PEDU foram também incluídos o alargamento do circuito de manutenção que já existe no Parque Linear, até à Ponte dos Namorados. A requalificação da Avenida D.Nuno Álvares Pereira, cujo projecto atrasou devido ao diferendo com a BeWater, conseguiu também ser introduzida neste pacote, facto que resultou em favor do município dado o avultado investimento que inicialmente teria que partir inteiramente da Câmara Municipal.  O Cineteatro municipal vai receber também uma requalificação e há ainda um montante previsto para apoiar investimentos particulares na cidade de Ourém.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here