- Publicidade -
Sexta-feira, Janeiro 21, 2022
- Publicidade -

Ourém | Testagem municipal gratuita está a esgotar, atraindo pessoas de outros concelhos

No primeiro dia a testagem gratuita oferecida pela Câmara de Ourém, na quarta-feira, dia 22, foram realizados 671 testes, tendo-se inclusive identificado posteriormente que houve infiltração de pessoas de outros concelhos. Com uma longa fila já formada na manhã desta quinta-feira, dia 23, junto ao centro de testagem no Centro Municipal de Exposições, o presidente Luís Albuquerque admitiu que provavelmente se vão ultrapassar até amanhã, dia 24, último dia da iniciativa, os 2 mil testes gratuitos. Ainda assim garantiu que quem se dirigir ao centro não ficará sem teste, que tem uma validade de 48 horas.

- Publicidade -

- Publicidade -

Já com perto de uma dezena de testes realizados neste período pandémico, o presidente Luís Albuquerque foi a primeira pessoa a ser testada à Covid-19 na manhã desta quinta-feira. O município, conforme lembrou, decidiu avançar com a testagem gratuita devido ao período natalício, lembrando que os casos subiram no último ano logo a seguir às festas.

Procurou-se assim ajudar à “segurança” das famílias. “Estamos a dizer a todas as pessoas residentes no concelho de Ourém que podem vir ao Centro Municipal de Exposições fazer um teste gratuito, suportado pela Câmara Municipal” para realizar as suas reuniões familiares em segurança.

Testagem gratuita é para habitantes de Ourém, mas há quem dê a volta ao sistema com uma morada local Foto: mediotejo.net
- Publicidade -

Depois de 671 testes realizados logo no primeiro dos três dias da iniciativa, o presidente admitiu que está a prever que os 2 mil testes disponibilizados não serão suficientes para a procura. No entanto há mais testes contratualizados, que estavam equacionados para a Câmara, mas que facilmente passarão para este contexto caso necessário, explicou, pelo que quem se dirigir ao Centro Municipal de Exposições será testado.

Sem incidentes de maior, a testagem identificou porém alguns “penetras” de outros concelhos que conseguiram contornar a triagem. No primeiro dia houve 26 testes positivos à SARS CoV-2, sendo 10 de pessoas que se veio assim a verificar serem de fora do concelho. 

Luís Albuquerque foi a primeira pessoa a ser testada na manhã de quinta-feira, tendo dado negativo Foto: mediotejo.net
- Publicidade -

Segundo Luís Albuquerque ainda não está decidido se o município repete a iniciativa para o fim de semana de Ano Novo.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome