Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ourém | Sistema de Mobilidade da Cova da Iria vai ser ativado em 2019

O Sistema de Mobilidade da Cova da Iria, instalado em 2016 e que previa estar em funcionamento por altura da visita do Papa Francisco no centenário das aparições, em maio de 2017, deverá ser ativado durante o primeiro trimestre de 2019, adiantou à comunicação social o presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque.

Trata-se de um investimento de cerca de 820 mil euros que uniu o município de Ourém e o Santuário na organização do trânsito na Cova da Iria, cujos equipamentos foram instalados em 2016 mas que há anos indica estar em testes. Luís Albuquerque prefere não adiantar os motivos que levaram à inoperatividade do equipamento durante tão alargado período de tempo, mas adiantou que deve estar a funcionar durante o primeiro trimestre de 2019, frisando a importância do sistema para a cidade.

Equipamentos do sistema de mobilidade nos parques do Santuário de Fátima. Estacionamento vai manter-se gratuito na propriedade da instituição. Foto: mediotejo.net

Entretanto o município teve que pagar a reativação de mais de uma dezena de parquímetros e vai instalar mais alguns. Sobre o controlo destes pagamentos, o autarca adiantou que ainda não está definido como será operacionalizado, uma vez que esse é um dos diplomas da descentralização de competências atualmente a decorrer. “Ainda não sabemos como vai ficar”.

O Sistema de Mobilidade da Cova da Iria originou um protocolo de cooperação, em 2015, entre o município, o Santuário de Fátima e a extinta Sociedade de Reabilitação Urbana da Cova da Iria. Os parque do Santuário permanecem gratuitos, mas integram esta rede de gestão de tráfego.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome