- Publicidade -
Quarta-feira, Janeiro 19, 2022
- Publicidade -

Ourém | Secção de bombeiros da Freixianda inaugura quartel requalificado

A secção de bombeiros da Freixianda, unidade instalada no norte do concelho de Ourém, inaugurou no domingo, 14 de junho, a requalificação do respetivo quartel. Esta era uma ambição antiga da corporação, cuja apresentação ao público foi relativamente simples, devido às medidas de contenção do Covid-19. O investimento nesta obra foi de 200 mil euros, com metade deste valor a ser financiado pelo município.

- Publicidade -

Segundo informação municipal, o projeto inicial de requalificação do quartel da secção de Freixianda, 3ª Companhia dos Bombeiros Voluntários de Ourém, “tinha como principal objetivo a construção de balneários femininos, mas tornou-se uma obra mais abrangente e capaz de proporcionar condições dignas e de conforto a todos aqueles que diariamente se dedicam a zelar pela segurança de pessoas e bens”.

Foto: CM Ourém

“A obra representa um investimento global na ordem dos 200 mil euros e contemplou melhoramentos nos balneários, nas camaratas, na central telefónica, nos sanitários, na cozinha e no parque de viaturas. Foi criada uma nova sala de formação, uma sala de convívio, duas novas camaratas, uma sala de lavagem e desinfeção, salas para arrumos e um novo espaço que será um consultório médico. As comunicações, canalizações, climatização e instalação elétrica sofreram intervenções, além de melhoramentos no estacionamento exterior e a aquisição de novo equipamento e mobiliário”, continua a mesma informação.

- Publicidade -

“Numa segunda fase, a Liga de Amigos da Secção de Bombeiros de Freixianda pretende instalar painéis foto-voltaicos na cobertura do quartel e concluir a zona de lavandaria e o ginásio”, refere.

O presidente Luís Albuquerque “manifestou o seu regozijo pela conclusão desta aspiração antiga dos bombeiros de Freixianda e sublinhou o trabalho desenvolvido pelo Município no processo de legalização do Quartel, além do protocolo firmado com a Liga de Amigos que definiu um apoio financeiro de cerca de 100 mil euros”.

Foto: CM Ourém
- Publicidade -

O autarca realizou ainda um balanço do impacto da covid-19 no concelho. Neste contexto, lembrou a distribuição de 39 mil máscaras pelos munícipes, a realização de mais de dois mil testes em IPSS’s, Bombeiros e outras entidades, os protocolos estabelecidos com corporações de bombeiros e IPSS’s concelhias para fazer face às despesas associadas ao combate à disseminação da Covid-19, além dos 500 equipamentos de proteção individual que foram distribuídos por todos os bombeiros do concelho.

Luís Albuquerque mencionou ainda a época de incêndios que se aproxima e anunciou que até ao fim do presente mês devem “estar concluídos os trabalhos de limpeza das faixas de gestão de combustível à responsabilidade da autarquia, num investimento de 120 mil euros”. O presidente referiu a presença de uma equipa de sapadores a tempo inteiro no concelho de Ourém, “algo que nunca tinha acontecido”, além de outra equipa de sapadores da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo que esporadicamente realiza ações no nosso território.

A Câmara Municipal de Ourém vai renovar os equipamentos de comunicação do veículo de comando municipal e adquirir 300 máscaras de proteção contra incêndios para usufruto dos bombeiros das corporações concelhias, informou.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome