Ourém | Santuário de Fátima celebra Semana Santa sem peregrinos

O Santuário de Fátima estima a presença de seis mil pessoas no recinto durante a peregrinação de 12 e 13 de outubro. Foto: mediotejo.net

O Santuário de Fátima vai, pela primeira vez na sua história, realizar as celebrações da semana santa sem peregrinos, à porta fechada, sendo estas transmitidas pelos meios de comunicação social e meios digitais.

Sem peregrinos e a realizar as celebrações à porta fechada para os canais digitais, o Santuário de Fátima vai manter a mesma metodologia durante as celebrações pascais. A instituição vai viver a Semana Santa e, em particular o Tríduo Pascal, com todas as celebrações na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima à porta fechada, apenas transmitidas pelos meios de comunicação social e meios digitais.

A missa do Domingos de Ramos, no dia 5 de abril, vai ser presidida pelo cardeal D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, às 11h00, com transmissão em www.fatima.pt, no facebook do Santuário de Fátima, no Sapo, no Meo Kanal 707070 e na TV Canção Nova, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Segundo informação do Santuário de Fátima, mantém-se praticamente todo o programa da Semana Santa e do Tríduo Pascal, adaptando-o às circunstâncias do momento. O  Santuário vai transmitir através dos meios digitais todas as celebrações do programa oficial.

No canal Santuário de Fátima do youtube, que conta já com mais de 80 mil subscritores,  e na página oficial do Facebook Fátima, que é seguida por 1,1 milhões de pessoas em todo o mundo, serão transmitidas: a missa Vespertina da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa e, na Sexta-feira Santa, as Laudes bem como a Paixão, com uma intenção especial de oração pelos doentes, pelas vítimas diretas e indiretas desta pandemia provocada pelo Covid-19 e por todos os que, de uma forma ou de outra, trabalham para que a vida não pare. Neste dia, o Santuário oferecerá ainda a transmissão de uma Via-sacra, feita a partir do Itinerário do Peregrino, mas sem a participação de fiéis.

No Sábado, além das Laudes, será recitado o Terço, ao meio dia;  será celebrada uma Via-matris na Basílica de Nossa Senhora do Rosário e Vésperas. A Vigília Pascal, a celebração mais importante deste ciclo litúrgico, será celebrada com as mesmas disposições quanto à ausência de fiéis, dentro da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

O calendário e a forma como decorrerão as celebrações foram decididos em função das disposições definidas pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (Santa Sé), com um decreto de 25 de março, bem como as próprias orientações do bispo diocesano, em conformidade com as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa.

Todas as celebrações do Tríduo Pascal serão presididas pelo Reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here