Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Outubro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ourém | Santuário de Fátima apresenta presépio escultórico na Basílica do Rosário

O Santuário de Fátima anunciou a instalação de um presépio escultórico na nave da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, obra de Paulo Neves que recupera a Sagrada Família.

- Publicidade -

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, o Santuário de Fátima diz que este é um conjunto de três peças, instalado na nave do lado da Epístola, que “recupera a Sagrada Família e, na figura de Maria, o Escultor faz aparecer um coração sobre o peito materno da Virgem”.

Paulo Neves, diz o Santuário, “trabalha a figura humana a partir da valorização da forma arcaica que a arte dos inícios do século XX veio enaltecer (movimentos estéticos como o Cubismo), sobretudo a partir do conceito de máscara que surge esculpida a partir da sinuosidade das linhas que o tronco, como matéria-prima, dita na hora de sulcar e talhar o lenho”.

- Publicidade -

“O Presépio é desenvolvido em madeira de cedro esculpida e tem uma volumetria de 350x200x200cm”.

Paulo Neves nasceu em Cucujães, Oliveira de Azeméis, em 1959, e frequentou o curso de Pintura da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

O Santuário de Fátima revelou igualmente hoje, através de um vídeo publicado na sua página, a mensagem de Natal, que aponta para o “tempo da Graça e da Misericórdia”.

Na mensagem, lida pelo reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, pode perceber-se que “o tempo festivo do Natal é um especialíssimo tempo de Graça e Misericórdia que Deus oferece”.

“Este é um tempo de Graça, porque Deus se oferece a si mesmo. E essa é a melhor oferta que Deus nos pode fazer. A Graça de Deus tem nome e tem rosto, o Deus menino do presépio Jesus Cristo”, diz.

Carlos Cabecinhas explica também que “celebrar o Natal é viver esta graça, este dom imerecido que Deus continuamente nos faz chegar. Mas é também tempo de Misericórdia, pois o amor de Deus manifesta-se antes de mais nesta oferta de si mesmo, que acontece no presépio”.

“E celebrar o Natal é experimentar a Misericórdia de Deus por cada um de nós. O Santuário de Fátima inicia agora o novo triénio pastoral, que tem precisamente como tema o ‘Tempo de Graça e Misericórdia’ e o tempo de Natal leva-nos à origem e ao fundamento deste tema e deste tempo”.

Agência de Notícias de Portugal

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome