Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Junho 13, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ourém | Renovações no Castelo, Teatro e Jardim marcam celebrações de 30 anos de cidade (c/áudio)

As grandes obras de requalificação do Castelo de Ourém, Teatro Municipal e Jardim de Le Pléssis-Trévise (em frente ao Tribunal) vão ser inauguradas entre este final de primavera/início de verão e o outono, no âmbito das comemorações dos 30 anos da elevação de Ourém a cidade.

- Publicidade -

O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, ainda não adiantou as datas concretas ao mediotejo.net, referindo que o município está a elaborar um programa concreto para o 20 de junho, dia da cidade de Ourém e feriado municipal, mas garantiu estar empenhado em comemorar os 30 anos da cidade “de uma forma digna”.

ÁUDIO | Luís Albuquerque, presidente CM Ourém:

- Publicidade -

“Nós quisemos assinalar de uma forma condigna a passagem deste 30º aniversário que dista da elevação de Ourém a cidade”, explicou Luís Albuquerque ao mediotejo.net. O programa alusivo ao evento encontra-se a decorrer já deste março, nomeadamente com um conjunto de tertúlias, sempre na semana do dia 20, que discutem vários temas locais. Em novembro essas discussões vão-se concentrar num congresso, que pretende discutir Ourém para 2041.

Mas o programa das celebrações “vai durar este ano todo”, frisou, pois “a data e a cidade merecem este tipo de atividades”. O presidente considera que as múltiplas iniciativas são também uma “forma de divulgar um pouco o nome da cidade e do concelho”.

Assim, além de uma caminhada, concurso de fotografia, várias exposições alusivas à data, que vão passar pelas montas das lojas da cidade, e uma exposição do artista Roberto Chichorro, há todo um conjunto de grandes inaugurações previstas. As obras em causa são financiadas pelos programas europeus de reabilitação urbana, que se encontram atualmente a decorrer: a reabilitação do Teatro Municipal, do Castelo de Ourém e do jardim de Le Pléssis-Trévise.

Luís Albuquerque afirmou que ainda não há datas para estas inaugurações, devendo ser o Teatro inaugurado entre maio/junho, o Castelo de Ourém só em julho e o jardim já no final do ano, depois das eleições autárquicas, entre outubro/novembro. Ainda não há datas fechadas, dependendo das particularidades das respetivas obras e da própria evolução da pandemia de covid-19.

Já a semana do 20 de junho, dia da cidade de Ourém, terá um programa próprio, adiantou, que está neste momento a ser preparado e do qual o presidente não avançou detalhes. “Temos que ter em conta as contingências atuais”, reiterou, mas “queremos comemorar estes 30 anos de uma forma digna”, de forma “a que todos os ourienses se orgulhem” do que irá ser apresentado. “Estamos a preparar esse dia com muito entusiasmo.”

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome