Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Maio 8, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ourém | PJ pede levantamento de imunidade parlamentar a António Gameiro

A casa do deputado da Assembleia da República, António Gameiro (PS), em Seiça, concelho de Ourém, foi uma das moradias alvo de buscas pela Polícia Judiciária (PJ) no âmbito da “Operação Triângulo” que, na terça-feira, 13 de abril, levou à detenção da presidente da Câmara de Vila Real de Santo António por alegada corrupção. A PJ pediu entretanto o levantamento da imunidade parlamentar do político e também autarca em Ourém, que no último fim de semana havia anunciado que se iria candidatar à Câmara Municipal.

- Publicidade -

O pedido de levantamento da imunidade parlamentar de António Gameiro chegou esta terça-feira, 13 de abril, à Assembleia da República. No mesmo dia, a Polícia Judiciária fez buscas à casa do deputado socialista, em Seiça, (Ourém). Gameiro, que foi anunciado no fim de semana como candidato do PS precisamente à Câmara de Ourém, estará envolvido num negócio suspeito, de compra e venda de um terreno municipal, em Monte Gordo, concelho de Vila Real de Santo António (VRSA).

“No decurso desta operação, denominada Operação Triângulo, foram detidas quatro pessoas, uma delas titular de cargo político”, é referido no comunicado na PJ.

- Publicidade -

Segundo a PJ, entre os detidos, todos com idades entre os 50 e aos 70 anos, “estão ainda um trabalhador da Administração Pública e dois empresários”. A presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita (PSD), está entre os detidos.

A informação é avançada pelo Expresso e vários jornais regionais. A ligação de António Gameiro ao caso estará relacionada com Carlos de Matos, empresário de Leiria do grupo Saint Germain, já detido no âmbito da mesma ação da PJ na terça-feira.

Carlos de Matos investiu cerca de 40 milhões de euros na edificação do empreendimento Vasco da Gama, em Monte Gordo, no Algarve, com 200 apartamentos, de tipologias que vão do T1 ao T4. O edifício foi porém construído sob um terreno comprado ao município de Vila Real de Santo António alegadamente abaixo do valor de mercado.

O mediotejo.net tentou contactar António Gameiro para pedir uma reação sobre o sucedido, mas até ao momento não obteve resposta.

O parecer sobre o levantamento da imunidade parlamentar de António Gameiro é da responsabilidade da Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados. Após ser notificado, o deputado tem 10 dias para se pronunciar, podendo o prazo ser menor em casos de urgência.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome