Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sexta-feira, Julho 30, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ourém: Paulo Fonseca quer criar associação de destinos religiosos

De 10 a 12 de novembro decorre em Fátima o VI Congresso Internacional das Cidades-Santuário, uma iniciativa promovida no âmbito do programa da sociedade civil pelo Centenário das Aparições. Segundo o presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca, numa conferência de imprensa a 25 de outubro, terça-feira, pretende-se propor neste Congresso a criação de uma associação oficial de destinos religiosos, no objetivo de criar rotas culturais entre estes.

- Publicidade -

Até ao momento o Congresso tem registados 59 participantes, de 20 cidades e 15 países de todo o mundo (México, Colômbia, Guatemala, Turquia, Alemanha, Áustria, Brasil, Eslováquia, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Suiça, Polónia), mas as inscrições permanecem em aberto.

“Há uma experiência informal ao longo dos últimos 20 anos chamada Shrines Of Europe”, explicou Paulo Fonseca, cidades-santuário da Europa que se reúnem para pensar “projetos em comum”. A ambição é agora alargar esta associação informal a todo o mundo, com a inclusão de outras cidades-santuário mais longínquas e partilhar experiências e conhecimento. “Cada vez mais precisamos de antecipar o que vai acontecer e para isso é necessário reflexão e partilha de informação”, comentou, desde boas práticas, gestão, dificuldades comuns, etc.

- Publicidade -

O Congresso de novembro reúne este grupo informal, mas quer ir mais longe. Por isso o município de Ourém vai propor a “criação formal” de uma associação com as cidades-santuário que já estão no Shrines of Europe e outras que se lhe queiram juntar para se promoverem rotas turísticas e espirituais. O objetivo, explicou, é atrair para estas rotas desde o peregrino ao simples curioso de fenómenos, tornando também Fátima num centro que possa potenciar toda a região em que se insere.

Para já o programa do Congresso inclui alguns nomes ligados a santuários de todo o mundo, como Juan Castillo Hernández (Guadalupe – México), Yusuf Yavas (Turquia), Julian Latorre Herreda (Buga – Colômbia) ou Pepe Guzman Velásquez (Guatemala). Irá analisar-de desde a “atração de multidões versus preservação da sacralidade do lugar” ou a “cooperação internacional e funcionamento em rede de cidades-santuário”, entre outros painéis.

O programa da sociedade civil para o Centenário das Aparições é uma conjugação dos esforços de várias entidades do município de Ourém, entre elas a Câmara de Ourém, a ACISO -Associação Empresarial Ourém Fátima e a junta de freguesia de Fátima.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome