O Padre António Pereira, 75 anos, figura conhecida do concelho de Ourém pelo seu trabalho junto do Centro Desportivo de Fátima e do CRIF – Centro de Reabilitação e Integração de Fátima, para além de ser pároco de várias paróquias no concelho de Alcanena, testou positivo para Covid-19.
O sacerdote regressou há uma semana de uma viagem de grupo a Israel e começou a ter sintomas, encontrando-se em isolamento no Seminário dos Monfortinos, em Fátima. “Levo isto a cantar”, disse hoje ao mediotejo.net, numa conversa telefónica em que assegurou estar bem disposto e que se encontra bem.
Os sintomas são os de uma “gripe” normal, como tosse e dores no corpo, descreveu o Padre Pereira, e, não fosse a dimensão da pandemia, não haveria razão para grandes preocupações.
Por Israel, onde esteve mais um grupo de 17 pessoas, andou “bem”, razão que o leva a acreditar que terá contraído a infeção em Madrid. No regresso, dado a TAP ter deixado de fazer a ligação, tiveram que apanhar voo para Madrid e aí regressaram a Fátima de autocarro.
Para além do Padre António Pereira, mais algumas pessoas das suas paróquias estão em isolamento.
O Padre Pereira completou em 2019 os seus 50 anos de sacerdócio, momento que reuniu uma grande festa em Fátima.
António Pereira é padre nas paróquias de Abrã, Amiais de Baixo, Bugalhos, Moitas Venda, Monsanto, Vila Moreira e Alcanena, na diocese de Santarém, e também no seminário dos Monfortinos em Fátima.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 428 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 19.000.
A região do ACES Médio Tejo tem até esta quarta-feira um total de 12 casos confirmados, dos quais resultaram hoje duas mortes em dois cidadãos residentes em Alcanena e Tomar.
Em Portugal, há 43 mortes, mais 10 do que na véspera, e 2.995 infeções confirmadas.