Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Novembro 29, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ourém | Obra na avenida central de Ourém abranda no Natal

O arranque das obras de requalificação da Avenida D.Nuno Álvares Pereira, via central da cidade de Ourém, estiveram marcadas para 23 de outubro, último dia do executivo cessante. A entrada da nova gestão fez com que os trabalhos só arrancassem esta segunda-feira de manhã, 30 de outubro, após o executivo reunir com o consórcio construtor. Segundo anunciou o presidente da Câmara, Luís Albuquerque, as obras na zona comercial da avenida vão desviar-se durante o período natalício, para não prejudicar os comerciantes.

- Publicidade -

A requalificação da Avenida D.Nuno Álvares Pereira foi um dos grandes projetos do anterior executivo, que o deixou pronto a iniciar no último dia de mandato. Um impasse, que só foi resolvido pelo Tribunal Arbitral, com a concessionária da água BeWater foi uma das causas para que a obra atrasasse em termos de calendário.

Já não é possível passar além da rotunda junto à rua dos Álamos, mas prevê-se uma abertura da circulação para a zona comercial na época natalícia Foto: mediotejo.net

- Publicidade -

Com a mudança de executivo na última semana, que quis reunir com o consórcio vencedor do concurso público (VIBEIRAS e CMR), os trabalhos só tiveram início na manhã desta segunda-feira, dia 30, com uma visita do presidente e restantes vereadores à rotunda junto à rua dos Álamos, onde se iniciaram as obras. A intervenção de fundo (saneamento, água, iluminação, estacionamento, etc) tem um prazo de execução estimado em nove meses e vai estender-se ao longo de 1,4 quilómetros (até à zona da Moderna Ouriense).

A primeira fase da obra tem 45 dias, devendo parar junto à zona central do comércio em meados de dezembro, época natalícia. Os trabalhos continuam, mas noutras zonas que não interfiram com a atividade comercial. “Entendemos que tendo em conta a época que se avizinha” está seria a melhor solução para o comércio local, explicou Luís Albuquerque.

Esta “é uma obra estruturante para o concelho, há muito desejada pelos ourienses”, frisou. No entanto “vai causar transtornos, pelo que pedimos compreensão”, estando já assinaladas as vias alternativas. O executivo tem ainda planeada uma reunião com os moradores e comerciantes da avenida para discutir eventuais problemas. “Há essa preocupação”, sublinhou.

Não se trata apenas de um novo piso de alcatrão. Intervenção vai passar pelo saneamento, água e iluminação. Foto: mediotejo.net

“Tudo será alterado. Será uma obra estruturante que esperamos que seja para os próximos 40 anos”, referiu. O investimento total ronda os 2 milhões de euros, comparticipado a 85% por fundos comunitários.

Sobre o troço entre a rotunda junto à rua dos Álamos e a rotunda do Lidl, Luís Albuquerque adiantou que a BeWater terá também que fazer ali uma intervenção, mas que o tema ainda será analisado. Projetos de acessibilidades mais extensos, como uma circular externa para a cidade de Ourém, necessitam da elaboração de um Plano de Urbanização, pelo que não haverá condições a médio prazo para serem realizados, admitiu o presidente.

Nos últimos meses o concelho de Ourém tem sido alvo de várias requalificações na rede viária, nomeadamente na substituição do piso de alcatrão. Sobre este tema, Luís Albuquerque comentou que, em alguns casos, “a programação não foi a adequada”, dado que se avizinham obras de saneamento.

O seu executivo terá como grandes prioridades a requalificação da rua Francisco Sá Carneiro, em Ourém, as entradas de Fátima, principalmente a estrada da Loureira, e a ER356, cuja “intervenção dos últimos tempos também não terá sido a mais adequada”.

 

 

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome