Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ourém | O Mundo Fantástico de Sophia regressa com poesia e espetáculos

A obra literária de Sophia de Mello Breyner Andresen volta a inspirar diversas atividades no âmbito d’“O Mundo Fantástico de Sophia e a Magia do Natal”, que envolve o concelho desde 2 de dezembro. A iniciativa continua em 2017 e entre os dias 5 e 25 de fevereiro estão agendados uma tertúlia de poesia e espetáculos de música e patinagem artística, teatro musical, pantomima e dança.

- Publicidade -

“O Mundo Fantástico de Sophia e a Magia do Natal” chegou a Ourém no passado dia 2 de dezembro e envolveu o concelho na magia das palavras de Sophia de Mello Breyner Andresen. Em 2017, a obra da poetisa volta a inspirar diversas atividades e até ao dia da despedida, 25 de fevereiro, estão agendados uma tertúlia de poesia e espetáculos de música e patinagem artística, teatro musical, pantomima e dança.

A iniciativa municipal que junta 38 entidades e diversos artistas plásticos regressa às 16h00 deste domingo, dia 5, com a tertúlia de poesia “O Legado de Sophia” no Torreão Sul da Vila Medieval de Ourém. O momento organizado pelos Amigos das Letras (Alcobaça) junta escritores e leitores numa partilha sobre a influência da escritora nas suas vivências e obras e inclui um apontamento musical com o Rapaz Improvisado.

- Publicidade -

No final da semana seguinte, às 21h00 de dia 10 e 18h00 de dia 11, o “Mundo Fantástico de Sophia” revela-se no espetáculo “A Menina do Mar”, no Pavilhão Gimnodesportivo do Pinheiro, através da música da Sociedade Filarmónica Ouriense e da patinagem artística dos atletas da Juventude Ouriense.

O programa tem agendados mais quatro espetáculos até às intervenções oficiais e a entrega das lembranças às entidades envolvidas na iniciativa, que simbolizam o encerramento. No dia 18, pelas 18h00, o Cineteatro Municipal de Ourém recebe o teatro musical “A Menina do Mar”, apresentado pelo Clube de Cultura e Artes da Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária de Ourém com a participação especial de antigos alunos do clube.

No último dia, 25, o palco do mesmo local ganha vida a partir das 20h30 com o espetáculo de pantomima em luz negra pelos alunos 9º ano da Escola EB 2,3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão. A dança chega de seguida, primeiro com “A Menina do Mar”, do Colégio Sagrado Coração de Maria (20h45), e mais tarde com “Mar Novo”, da Secção de Dança da Academia de Música Banda de Ourém (21h00).

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome