A albergar há dois anos os alunos da degradada escola básica de 1º ciclo (EB1) da Carvoeira, a Escola Básica de 2º e 3º ciclos (EB2/3) Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, em Caxarias, concelho de Ourém, vê agora o seu espaço ampliado com a conclusão do novo Centro Escolar, a ela anexa, que vai receber pré-escolar e 1º ciclo.
Todo o complexo conta neste momento com mais de 300 alunos, tendo recebido com a inauguração da estrutura também os alunos da EB1 dos Pisões. O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, inaugurou esta segunda-feira, 5 de abril, o novo equipamento.
Orçado em 1.584,083,46 euros, o Centro Escolar da Carvoeira mereceu um apoio financeiro no total de 1.069.013,21 euros, atribuído pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia, no âmbito do programa ‘Centro 2020’, integrado no ‘Portugal 2020’.
Possui três salas para pré-escolar e quatro para 1º ciclo. Com equipamentos, adiantou o presidente da Câmara, Luís Albuquerque, a obra atingiu os 2 milhões de euros.
A estrutura foi construída junto à EB 2/3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, sede do Agrupamento de Escolas com o mesmo nome, após uma revisão do projeto original, recordou Luís Albuquerque na inauguração.
Entendeu-se que era preferível juntar todos os níveis de ensino, do pré-escolar ao 9º ano, no mesmo complexo escolar, rentabilizando assim recursos, em vez de ter as escolas afastadas, justificou, considerando ter sido a melhor solução.
A escola, de resto, já estava lotada, conforme explicou ao mediotejo.net a diretora do Agrupamento de Escolas Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, Cláudia Campos.
Há dois anos que, com a degradação da EB1 da Carvoeira, as quatro turmas se encontravam a ter aulas no edifício da EB2/3, obrigando a um esforço acrescido de organização de salas e desfasamento de horários. “Foram dois anos e meio de loucura”, admitiu a docente.
O novo Centro Escolar “é uma estrutura que vai rentabilizar recursos humanos e físicos”, frisou, constatando que se criou um biblioteca e laboratórios específicos para o 1º ciclo, que assim já não utilizam os recursos dos restantes ciclos.
São novos equipamentos que potenciam o desenvolvimento das crianças, constatou, e permitem um melhor foco nos 2º e 3º ciclos.
Com a abertura do Centro Escolar já foi possível transferir os alunos da EB1 dos Pisões para o espaço, mas o edifício só será efetivamente rentabilizado na sua capacidade no próximo ano letivo, com a reestruturação do parque escolar. Todo o complexo escolar tem atualmente cerca de 300 alunos, dando resposta às necessidades educativas no norte do concelho de Ourém.
Tiago Brandão Rodrigues teve oportunidade de visitar toda a escola e interagir com os jovens alunos, questionando sobre a sua satisfação com o espaço e concluindo ser esta uma “escola feliz”. “É o melhor que podemos dizer de uma escola”, concluiu.
Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita