Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quarta-feira, Dezembro 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Ourém | Município realça os 25 anos do Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros

Na reunião da Câmara de Ourém realizada no dia 2, o vereador Rui Manuel Vital (PSD/CDS) leu uma declaração alusiva ao 25.º aniversário do Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros, data assinalada no 22 de outubro. O autarca destacou o investimento que está a ser realizado na implementação de um passadiço, cuja construção está na reta final, bem como a alteração da sinalética e a introdução de um moderno sistema interativo de placas interpretativas para valorizar o local.

- Publicidade -

Nessa cerimónia simbólica, esteve presente o Prof. Doutor Galopim de Carvalho, geólogo considerado um símbolo nacional da defesa e preservação do património cultural e científico, nomeadamente de sinais marcantes da evolução da história natural, que dedicou parte da sua vida ao estudo dos dinossauros.

Para aquele autarca, “a descoberta das pegadas de dinossauros no Bairro há 25 anos foi um facto histórico e científico que em muito veio contribuir para o estudo da presença deste animais pré-históricos em território nacional. A implementação do Monumento que permitiu a visita, ao longo de todos estes anos, por milhares de pessoas vindas de todo o mundo, atraiu os olhares para nossa região, e confirmou o Monumento Natural como um dos ex-libris do nosso concelho e do país”.

- Publicidade -

O vereador Rui Manuel Vital considera que a importância do Monumento Natural “vai muito além da relevância turística que adquiriu”… “reúne igualmente elevada importância científica”.

Na declaração, o Município de Ourém felicita também “todos quantos integram esta importante instituição pelo caminho percorrido até aqui, desejando as maiores felicidades para o futuro”.

Na qualidade de parceiro como membro da ADSAICA – Associação para o Desenvolvimento das Serras d’Aire e Candeeiros, o Município de Ourém garante que “continuará a apoiar o desenvolvimento do Monumento, agora também como corresponsável pelas obras de requalificação do mesmo, que se encontram a decorrer, e que irão dotar as infraestruturas do Monumento das melhores condições de trabalho e de visitação”.

A comemoração das bodas de prata do Monumento fica marcada precisamente pelas melhorias que estão a ser realizadas no edifício, uma intervenção há muito desejada, que permite a implementação de um passadiço cuja construção está na reta final, bem como a alteração da sinalética e a introdução de um moderno sistema interativo de placas interpretativas.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome